Onde e como encontro o verdadeiro Brasil?

juatinga Quando você vai para um agente de viagem ou operador de turismo no seu pais e se informa  sobre opções de turismo no Brasil, na maioría dos casos ele provávelmente tentará vender -lhe o país inteiro num paquote de dez dias, visitando destinos típicos, como Foz do Iguaçu, Salvador, Amazônia, ou outros neste estilo.

São estes realmente os lugares turisticos mais populares do Brasil? Sem dúvida nenhuma. Vale a pena de visitar-les? Depende. Se seu objetivo é de ver uma grande quantidade de lugares bonitos num tempo limitado e você não se preocupa com turismo em masa, custos e tempo de transporte, este tipo de viagem provávelmente é a opção certa. Mas, também é o verdadeiro Brasil, onde encontrarei comunidades, culturas e habitos tradicionais intatos? Provávelmente não.

Então, onde devo ir e que tenho que fazer para aproximar-me um pouco mais ao “coração” e a “alma” do Brasil? Você tem que visitar lugares que são menos acessíveis para o turista comum, por exemplo localidades com acesso exclusivo por trilha ou eventualmento por barco.

Posso fazer isso sozinho? Na maioría dos casos não, como o turismo até agora, ainda não chegou nestes lugares, as trilhas não são senhalizadas e só as pessoas locais conhecem o caminho. Para sua propria segurança, somente entre nestas trilhas com um guia experiente.

Como está o nível de comforto nestes lugares? Relativamente baixo, muitos destes lugares não tem electricidade e a única forma de acomodação é nas casas das pessoas locais. O ambiente é simple, hospitaleiro e aconchegante e ante tudo é o verdadeiro Brasil.

Publicado em Brasil | Deixar um comentário

Brasil – Melhor época / Quando ir?

brasil clima Em princípio, o clima do Brasil se divide em uma zona tropical, ao norte de São Paulo e numa zona subtropical (temperada quente) ao sul.

Evidentemente, o clima regional é muito mais complexo, como o semi – deserto seco da Caatinga, a savana semi – seca do Cerrado ou a floresta úmida da Amazônia comprovam. Os três biomas estão inseridos nos trópicos.

As condições climáticas regionais devem ser solicitado nos centros brasileiros de previsão de tempo (por exemplo www.cptec.com.br).

O clima da Mata Atlântica se carateriza por duas estações principais; um inverno fresco e seco entre maio e agosto e um verão quente / húmedo entre novembro e março. Para precipitações e temperaturas mensais de algunos lugares de nossos passeios, veja climogramas.

Porém, devido a mudança climática que infelizmente não poupou o Brasil, os dados históricos dos climogramas devem ser interpretados com muita cautela. Dez anos atrás, por exemplo, os verões entre São Paulo e Rio de Janeiro foram caraterizados por precipitações diarios curtos y fortes, no decorrer da tarde e os invernos estavam predominantemente secos. Atualmente, as estações parecem menos acentuados e as chuvas acontecem em qualquer momento do dia.

Escolher entre estas duas estações, não é fácil. Para quem não que ficar molhado a qualquer preço, para atividades outdoor, principalmente na pare alta das serras Mar / Mantiqueira, o inverno é a escolha más segura. Por outra parte, a natureza, em termos de cores e voluminosidade das cachoeiras e rios é um pouco mais intensa nos meses do verão.

Publicado em Brasil | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Brasil – Destinos de viagem por atividade!

trekking mata atlântica Quando você planeja sua viagem / suas férias no Brasil, adicionalmente à seleção da natureza típica de cada bioma, suas atividades favoritas deverian ser outro critério importante para a escolha do (s) seu(s) destinos.

a) Só descansar na praia
Apesar de existirem muitas praias bonitas em diferentes lugares do mundo, pelo qual este não deveria ser o motivo principal para visitar o Brasil, a seguir uma breve descrição dos tres principais tipos de praia, encontradas nos 8.000 kms do litoral brasileiro:

  • O nordeste oferece praias longas, com coqueiros, com e sem dunas, parcialmente com recifes e falésias.
  • No sudeste as praias são menores, muitas vezes desertas ou semidesertas, com pequenas baías encercadas por ilhas, morros e montanhas da Serra do Mar, cobertas pela densa floresta da Mata Atlântica ( pessoalmente meu favorito).
  • O Rio Grande do Sul parece ter só uma longa praia do norte ao sul, com dunas, mas sem a presença de coqueiros e recifes. A paisagem lembra um pouco da Holanda e a costa Atlântica Europeia.

De beleza extraordinária são o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a parte litorânea dos sítios do Patrimônio Mundial Reservas do Sudeste (São Paulo / Paraná) e Costa do Descobrimento (Bahia) e o refúgio dos pássaros migratórios Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul.

b) Atividades Outdoor
Para atividades outdoor, principalmente caminhadas ecológicas/ trekking/ escaladas, mountain biking e kayaking, a Mata Atlântica é a primeira escolha. Oferece trilhas históricas, praias desertas e semidesertas, florestas de restinga e de mangue, montanhas até 3.000 metros de altitude (Serra do Mar / Mantiqueira), cobertas com densa floresta pluvial, inúmeros rios, cachoeiras e piscinas naturais, comunidades tradicionais e algumas cidades coloniais. Adicionalmente, o acesso é fácil via os aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro.

c) Espeleologia
Existem muitas regiões com cavernas no Brasil, mas em combinação com floresta pluvial, a província espeleológica Vale do Ribeira / Paranapiacaba em São Paulo, com suas fantásticas paisagens cársticas e centenas de cavernas calcárias é única. Recomendação: Parques Estaduais do Petar e Intervales.

d) Mergulho
O Brasil não tem um Great Barrier Reef e não é considerado um lugar famoso para mergulhar. Porém, a ilha de Fernando de Noronha, no Pernambuco e os navios naufragados em torno da Ilhabela (São Paulo), de repente valem a pena.

e) Observação de vida selvagem
Se você não se incomoda com o calor e os mosquitos, o Pantanal é o lugar favorito para ver, observar, fotografar e filmar animais no seu habitat natural. Principalmente durante a estação seca (inverno), quando as áreas inundadas diminuem e os animais tem que sair do seu refúgio para aproximar-se à agua. Para este objetivo não é preciso viajar até a Amazônia, provavelmente ia voltar decepcionado. Um biólogo, que participou numa expedição ao Pico da Neblina, me contou uma vez que não viu nenhum animal durante todo o percurso.

  • Para observação de pássaros, visite o Parque Estadual de Intervales, onde facilmente deve encontrar uma ave diferente em intervalos de 15 minutos.
  • Durante a temporada, o arquipélago de Abrolhos é um ótimo lugar para ver baleias.
  • Caso você esteja em São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira é um lugar excelente para ver macacos, principalmente bugios (Alouatta guariba).

f) Atrações Culturais / Históricas
O Brasil, com certeza é um destino privilegiado em termos de natureza e de ecoturismo, mas acredito que é justo de dizer, que com sua história relativamente jovem, seus atrações culturais, não podem se comparar com os centros históricos da Europa. Porém, as construções e igrejas coloniais, muitas vezes em estilo baroco justificam uma visita. Uma opção interesante de combinar cultura e história com belezas naturais, é de visitar o Sitio do Patrimônio Mundial Costa do Descobrimento, no sul da Bahia ou o antigo caminho de ouro (Estrada Real) que ligava as minas na região de Ouro Preto / Diamantinha (Minas Gerais) com o porto em Paraty. O complexo Lagamar (São Paulo / Paraná) oferece sambaquis pré – históricos e o contato com comunidades tradicionais de pescadores (caiçaras). Mais para o interior se encontram as vilas com descendentes de escravos africanos (quilombolas).

g) Outros
Além de Trindade / Martim Vaz, com acesso difícil e limitado, Fernando de Noronha pode ser considerada a ilha mais bonita do Brasil. Se o turismo em massa não te incomoda e tamanho seja relevante, não tem nada que se compara as cateratas Iguaçu (um dia é suficiente). Um perfeito lugar para a prática de Asa – Delta / Paraqueda é o Monumento Nacional dos Pontões Capixabas (Espírito Santo) onde também se encontram as formações mais impressionantes do país. Decidir entre o carnaval de Rio de Janeiro e da Colônia pode ser uma escolha difícel, mas passar o ano novo na Copacabana não tem comparação. Caso você esteja em São Paulo e não pretende visitar a Argentina, não se esqueça de uma visita a um restaurante típico de churrasco / rodízio.

Publicado em Brasil | Com a tag , , , | 1 comentário

Viajando / Ferias no Brasil – Para onde ir?

brasil biomas Com uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil, em termos de tamanho, é um dos maiores países do mundo. Tem aproximadamente duas vezes o tamanho da Europa (União Européia) e para conhecer tudo dele, uma vida humana provavelmente não é suficiente.

Um dia tive a oportunidade de conhecer um jornalista que tinha acabado de visitar e filmar todos os parques nacionais do Brasil. Apesar de estas áreas representarem menos que 5% do território brasileiro, levou 3 anos da sua vida para finalizar este projeto. Eu pessoalmente, desde 10 anos estou me dedicando intensamente às trilhas de Mata Atlântica no sul e sudeste do Brasil e às vezes me supreendo, quantos novos caminhos aparecem e quanto tempo muitas vezes leva até voltar ao mesmo lugar. Quem já viajou entre Rio de Janeiro e São Paulo, um pedaço que parece minúsculo em cada mapa, sabe que 10 dias é pouco para conhecer só algumas das preciosidades que se encontram no caminho.

Então, quando você pretende visitar o Brasil com tempo limitado e não quer perder muito do seu tempo disponível em avião, ônibus ou carro, parece sábio de definir antecipadamente alguns destinos da viagem. Para fazer isso, você pode dividir o país em regiões, estados, municípios ou cidades, mas acredito que para a maioría dos viajantes / turistas, dividir e entender o Brasil em forma de biomas seja mais útil.

Você pode escolher entre o semi-deserto da Caatinga no nordeste, o Cerrado e o Pantanal no centro-oeste, a Pampa no sul e dois biomas de floresta pluvial; a Amazônia e a Mata Atlântica. A topografia destes biomas é predominantemente plana com excepção da Mata Atlântica que devido ao sistema  Mar / Mantiqueira expõem montanhas de até 3.000 m de altura ao turista.

Publicado em Brasil | Com a tag , , , | Deixar um comentário