Viajando / Ferias no Brasil – Para onde ir?

brasil biomas Com uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil, em termos de tamanho, é um dos maiores países do mundo. Tem aproximadamente duas vezes o tamanho da Europa (União Européia) e para conhecer tudo dele, uma vida humana provavelmente não é suficiente.

Um dia tive a oportunidade de conhecer um jornalista que tinha acabado de visitar e filmar todos os parques nacionais do Brasil. Apesar de estas áreas representarem menos que 5% do território brasileiro, levou 3 anos da sua vida para finalizar este projeto. Eu pessoalmente, desde 10 anos estou me dedicando intensamente às trilhas de Mata Atlântica no sul e sudeste do Brasil e às vezes me supreendo, quantos novos caminhos aparecem e quanto tempo muitas vezes leva até voltar ao mesmo lugar. Quem já viajou entre Rio de Janeiro e São Paulo, um pedaço que parece minúsculo em cada mapa, sabe que 10 dias é pouco para conhecer só algumas das preciosidades que se encontram no caminho.

Então, quando você pretende visitar o Brasil com tempo limitado e não quer perder muito do seu tempo disponível em avião, ônibus ou carro, parece sábio de definir antecipadamente alguns destinos da viagem. Para fazer isso, você pode dividir o país em regiões, estados, municípios ou cidades, mas acredito que para a maioría dos viajantes / turistas, dividir e entender o Brasil em forma de biomas seja mais útil.

Você pode escolher entre o semi-deserto da Caatinga no nordeste, o Cerrado e o Pantanal no centro-oeste, a Pampa no sul e dois biomas de floresta pluvial; a Amazônia e a Mata Atlântica. A topografia destes biomas é predominantemente plana com excepção da Mata Atlântica que devido ao sistema  Mar / Mantiqueira expõem montanhas de até 3.000 m de altura ao turista.

Esta entrada foi publicada em Brasil e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *