Brasil – Destinos de viagem por atividade!

trekking mata atlântica Quando você planeja sua viagem / suas férias no Brasil, adicionalmente à seleção da natureza típica de cada bioma, suas atividades favoritas deverian ser outro critério importante para a escolha do (s) seu(s) destinos.

a) Só descansar na praia
Apesar de existirem muitas praias bonitas em diferentes lugares do mundo, pelo qual este não deveria ser o motivo principal para visitar o Brasil, a seguir uma breve descrição dos tres principais tipos de praia, encontradas nos 8.000 kms do litoral brasileiro:

  • O nordeste oferece praias longas, com coqueiros, com e sem dunas, parcialmente com recifes e falésias.
  • No sudeste as praias são menores, muitas vezes desertas ou semidesertas, com pequenas baías encercadas por ilhas, morros e montanhas da Serra do Mar, cobertas pela densa floresta da Mata Atlântica ( pessoalmente meu favorito).
  • O Rio Grande do Sul parece ter só uma longa praia do norte ao sul, com dunas, mas sem a presença de coqueiros e recifes. A paisagem lembra um pouco da Holanda e a costa Atlântica Europeia.

De beleza extraordinária são o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a parte litorânea dos sítios do Patrimônio Mundial Reservas do Sudeste (São Paulo / Paraná) e Costa do Descobrimento (Bahia) e o refúgio dos pássaros migratórios Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul.

b) Atividades Outdoor
Para atividades outdoor, principalmente caminhadas ecológicas/ trekking/ escaladas, mountain biking e kayaking, a Mata Atlântica é a primeira escolha. Oferece trilhas históricas, praias desertas e semidesertas, florestas de restinga e de mangue, montanhas até 3.000 metros de altitude (Serra do Mar / Mantiqueira), cobertas com densa floresta pluvial, inúmeros rios, cachoeiras e piscinas naturais, comunidades tradicionais e algumas cidades coloniais. Adicionalmente, o acesso é fácil via os aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro.

c) Espeleologia
Existem muitas regiões com cavernas no Brasil, mas em combinação com floresta pluvial, a província espeleológica Vale do Ribeira / Paranapiacaba em São Paulo, com suas fantásticas paisagens cársticas e centenas de cavernas calcárias é única. Recomendação: Parques Estaduais do Petar e Intervales.

d) Mergulho
O Brasil não tem um Great Barrier Reef e não é considerado um lugar famoso para mergulhar. Porém, a ilha de Fernando de Noronha, no Pernambuco e os navios naufragados em torno da Ilhabela (São Paulo), de repente valem a pena.

e) Observação de vida selvagem
Se você não se incomoda com o calor e os mosquitos, o Pantanal é o lugar favorito para ver, observar, fotografar e filmar animais no seu habitat natural. Principalmente durante a estação seca (inverno), quando as áreas inundadas diminuem e os animais tem que sair do seu refúgio para aproximar-se à agua. Para este objetivo não é preciso viajar até a Amazônia, provavelmente ia voltar decepcionado. Um biólogo, que participou numa expedição ao Pico da Neblina, me contou uma vez que não viu nenhum animal durante todo o percurso.

  • Para observação de pássaros, visite o Parque Estadual de Intervales, onde facilmente deve encontrar uma ave diferente em intervalos de 15 minutos.
  • Durante a temporada, o arquipélago de Abrolhos é um ótimo lugar para ver baleias.
  • Caso você esteja em São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira é um lugar excelente para ver macacos, principalmente bugios (Alouatta guariba).

f) Atrações Culturais / Históricas
O Brasil, com certeza é um destino privilegiado em termos de natureza e de ecoturismo, mas acredito que é justo de dizer, que com sua história relativamente jovem, seus atrações culturais, não podem se comparar com os centros históricos da Europa. Porém, as construções e igrejas coloniais, muitas vezes em estilo baroco justificam uma visita. Uma opção interesante de combinar cultura e história com belezas naturais, é de visitar o Sitio do Patrimônio Mundial Costa do Descobrimento, no sul da Bahia ou o antigo caminho de ouro (Estrada Real) que ligava as minas na região de Ouro Preto / Diamantinha (Minas Gerais) com o porto em Paraty. O complexo Lagamar (São Paulo / Paraná) oferece sambaquis pré – históricos e o contato com comunidades tradicionais de pescadores (caiçaras). Mais para o interior se encontram as vilas com descendentes de escravos africanos (quilombolas).

g) Outros
Além de Trindade / Martim Vaz, com acesso difícil e limitado, Fernando de Noronha pode ser considerada a ilha mais bonita do Brasil. Se o turismo em massa não te incomoda e tamanho seja relevante, não tem nada que se compara as cateratas Iguaçu (um dia é suficiente). Um perfeito lugar para a prática de Asa – Delta / Paraqueda é o Monumento Nacional dos Pontões Capixabas (Espírito Santo) onde também se encontram as formações mais impressionantes do país. Decidir entre o carnaval de Rio de Janeiro e da Colônia pode ser uma escolha difícel, mas passar o ano novo na Copacabana não tem comparação. Caso você esteja em São Paulo e não pretende visitar a Argentina, não se esqueça de uma visita a um restaurante típico de churrasco / rodízio.

Esta entrada foi publicada em Brasil e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Brasil – Destinos de viagem por atividade!

  1. Felipe Ferreira disse:

    Olá, nossa muito bom este blog, mostrar tudo o que tem de bom no Brasil para se fazer em matéria de turismo esportivo, esportes de aventura. Sou um apaixonado por turismo assim e gostei muito deste post.

    Conheço um site sobre turismo ecológico que também mostra o que se pode fazer para aproveitar as belezas de cada lugar do país. Pra quem se interessar o site é este: http://jogosonline.clickgratis.com.br

    Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *