Brasil – Melhor época / Quando ir?

brasil clima Em princípio, o clima do Brasil se divide em uma zona tropical, ao norte de São Paulo e numa zona subtropical (temperada quente) ao sul.

Evidentemente, o clima regional é muito mais complexo, como o semi – deserto seco da Caatinga, a savana semi – seca do Cerrado ou a floresta úmida da Amazônia comprovam. Os três biomas estão inseridos nos trópicos.

As condições climáticas regionais devem ser solicitado nos centros brasileiros de previsão de tempo (por exemplo www.cptec.com.br).

O clima da Mata Atlântica se carateriza por duas estações principais; um inverno fresco e seco entre maio e agosto e um verão quente / húmedo entre novembro e março. Para precipitações e temperaturas mensais de algunos lugares de nossos passeios, veja climogramas.

Porém, devido a mudança climática que infelizmente não poupou o Brasil, os dados históricos dos climogramas devem ser interpretados com muita cautela. Dez anos atrás, por exemplo, os verões entre São Paulo e Rio de Janeiro foram caraterizados por precipitações diarios curtos y fortes, no decorrer da tarde e os invernos estavam predominantemente secos. Atualmente, as estações parecem menos acentuados e as chuvas acontecem em qualquer momento do dia.

Escolher entre estas duas estações, não é fácil. Para quem não que ficar molhado a qualquer preço, para atividades outdoor, principalmente na pare alta das serras Mar / Mantiqueira, o inverno é a escolha más segura. Por outra parte, a natureza, em termos de cores e voluminosidade das cachoeiras e rios é um pouco mais intensa nos meses do verão.

Esta entrada foi publicada em Brasil e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *