brazil amazon rainforest travel tours amazonia amazonas brasil viajes tours turismo amazonas amazonien regenwald brasilien reisen urlaub

Ecoturismo no Brasil

Amazônia

Amazônia / Passeios & Tours – A Amazônia é o maior bioma brasileiro e um dos destinos de ecoturismo mais procurados do pais. Para aqueles turistas com suficiente tempo para pasar semanas em algum dos barcos que sobem o rio Amazonas, este bioma, com certeza vai providenciar uma aventura única. Para os demais, a Mata Atlântica pode ser uma alternativa interessante.

Os componentes caracteristicas principais deste bioma se dividem em: origem geológico / geomorfologia, clima e solos, ecossistemas / vegetação e diversidade biológica.

Área / Localização

A Amazônia abrange 5% da superfície terrestre do planeta e 40% da América do Sul. 4,2 milhões de quilômetros quadrados (61%) ocupam a metade do Brasil, na região norte. No sul faz divisa com os biomas Cerrado e Pantanal.

Geologia / Geomorfologia

A geologia da Amazônia é bastante diversificada, englobando tanto rochas sedimentárias fanerozóicas (Bacia Amazônica) como rochas ígneas pré - cambrianas do Cráton Amazônico. Seu relevo é composto de planaltos ondulados com altitudes de até 300 m (40% da área), planícies e depressões (60% da área).

Clima / Solos

O bioma Amazônia se insere na zona climática tropical. Seu clima e quente e úmido, a temperatura média gira em torno de 25°C com chuvas torrenciais durante todo o ano. Grande parte dos solos da Amazônia (75%) são caracterizadas por altos níveis de acidez e baixa fertilidade. Menos que 10% do bioma apresenta solos férteis com boa drenagem.

Ecossistemas / Vegetação

Os ecossistemas da Amazônia se dividem em ecossistemas aquáticas como várzeas e igapós e terrestres como terra firme. Sua vegetação se compõem de formações pioneiras, floresta ombrófila densa e aberta, savana, savana estépica e vegetação secundária.

Biodiversidade

A Amazônia é considerada a reserva de maior diversidade biológica do mundo, abrigando mais que a metade de todas as espécies vivas. Na sua fauna já foram catologados em torno de 1.400 peixes, 520 anfíbios, 550 répteis, 1.000 aves e mais que 300 mamíferos.

Ecoturismo / Turismo de Aventura

Os parques nacionais da Amazônia, como Amazônia, Araguaia, Cabo Orange, Jaú (Patrimônio Mundial), Monte Roraima, Pico da Neblina, Serra da Cutia etc. são os destinos indicados para a pratica de atividades de ecoturismo e turismo de aventura.