cerrado brazil travel tours cerrado brasil viajes tours turismo cerrado brasilien reisen urlaub

Ecoturismo no Brasil

Cerrado

Brasil Turismo / Biomas – A savana brasileira ou Cerrado é o segundo maior bioma do pais e um verdadeiro hostpot da biodiversidade. Os componentes caracteristicas principais deste destino de ecoturismo são: sua geologia / geomorfologia, clima e solos, vegetação, a diversidade da flora e fauna e o fogo.

Área / Localização

A área do Cerrado é de 2 milhões de quilômetros quadrados o que corresponde a um quarto do Brasil. Se localiza na região centro-oeste do pais, englobando áreas dos estados de Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mata Grosso do Sul e São Paulo. É circundado pelos biomas Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia e Pantanal.

Geologia / Geomorfologia

A geologia do Cerrado é bastante complexa englobando tanto bacias sedimentárias fanerozóicas como rochas pré - cambrianas do segmento oeste do Escudo Atlântico. Seu relevo, que apresenta elevações médias entre 300 e 600 metros é composto por planaltos, depressões e planicies. Predominam no bioma os planaltos, de topos planos, constituindo extensas chapadas.

Clima / Solos

O clima do bioma Cerrado pode é tropical quente subúmido, com apenas duas estações, uma seca de maio a setembro e outra chuvosa de outubro a abril. As temperaturas médias anuais variam entre 22 e 27°C e as precipitações entre 600 e 2.200 mm. Diferente da Caatinga, a água não é o fator limitante deste bioma. Mesmo na estação seca, o solo contêm um teor apreciável de umidade, a partir de 2 metros de profundidade. O problema deste bioma é a falta de nutrientes no solo, a excessiva acidez e a grande quantidade de alumínio, substância tóxica para a maioria dos vegetais.

Vegetação

Em geral, a vegetação do Cerrado é do tipo savana, o que em América do Sul significa "planícies arborizadas". Dependendo da altura e do espaço entre as árvores se distingue savana florestada, savana arborizada e savana gramínea - lenhosa.

Savana Florestada ou Cerradão: árvores entre 8 e 12 m de altura, con dossel forestal fechado.
Savana Arborizada ou Cerrado Común: árvores espaçosos, apr. 5 m de altura, domina 75% do Cerrado.
Savana Gramínea - Lenhosa: ou como campo sujo com arbustos ou campo limpo exclusivamente gramíneo.

Adicionalmente, ao longo dos rios há fisionomias florestais, conhecidas como florestas de galeria ou mata ciliar. A vegetação do Cerrado é semidecidual, o que significa que parte das plantas perdem suas folhas durante a estação seca. A maioría das plantas são xeromorfos (adaptados a seca e ao fogo), com casca grossa, troncos e galhos tortuosos / retorcidos, folhas ou reducidas ou revestidas por uma densa camada de pelos e raízes profundas.

Biodiversidade / Flora / Fauna

O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, em termos de biodiversidade. Apresenta diversos ecossistemas, uma riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas (400 árvores), com 4.400 endêmicas (exclusivas) dessa área. A fauna do cerrado apresenta 837 espécies de aves; 161 espécies de mamíferos, sendo que 19 são endêmicas; 150 espécies de anfíbios, das quais 45 endêmicas; 120 espécies de répteis, das quais 45 endêmicas; apenas no Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, mil espécies de borboletas e 500 espécies de abelhas e vespas.

Queimadas / Fogo

Outro fator importante do Cerrado é o fogo, que chega a aparecer nos incêndios espontâneos em épocas de seca. Ele pode ser gerado de diversas formas naturais, mas a principal delas são as descargas elétricas. Felizmente, a vegetação do Cerrado já está adaptada às queimadas, como demostra a grande rebrota após, principalmente das gramíneas.

Ecoturismo / Turismo de Aventura

Os principais locais para a pratica de atividades de ecoturismo / turismo de aventura são as unidades de conservação do Cerrado, como Chapada dos Veadeiros / Emas (ambos Patrimônio Mundial), Chapada dos Guimarães, Grande Sertão Veredas, Cantão, Emas e Jalapão.