mata atlântica brazil travel tours mata atlântica brasil viajes tours turismo mata atlântica brasilien reisen urlaub

Ecoturismo no Brasil

Mata Atlântica

mata atlântica
Brasil Tours / Mata Atlântica – A Floresta Pluvial Atlântica (Mata Atlântica) é o mais diverso dos biomas brasileiros, o lugar onde se iniciou a história deste pais e um destino de ecoturismo / turismo de aventura privilegiado.

Área / Localização

O terceiro maior bioma brasileiro ocupa mais que 1 milhão de quilômetros quadrados do litoral Atlântico entre Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul (regiões Nordeste, Sudeste e Sul).

Geologia / Geomorfologia

A Mata Atlântica se desenvolve sob terrenos pré - cambrianos da parte oriental do Escudo Atlântico incluindo o Cráton do São Francisco e as províncias geotectônicas Mantiqueira e Borborema. É o único dos biomas brasileiros com montanhas significativas. Destacam-se as feições geomorfológicas cenozóicas da Serra do Mar / Mantiqueira e do Rift Continental do Sudeste. Com picos próximos a 3.000 metros, apresenta as maiores elevações no leste da América do Sul.

Clima / Solos

O clima da Mata Atlântica é influenciado pela radiação solar da zona climática tropical e subtropical e pelas massas de ar úmidas vindo do Oceano Atlântico. É caracterizado por uma estação quente e úmida de novembro até março (verão) e outra fria e seca de maio até agosto (inverno). Seus solos se dividem em solos de sedimentação terrestre, nos planaltos, escarpas e pês das montanhas e solos de sedimentação marinha nas planícies litorâneas.

Ecossistemas / Vegetação / Faixas de Altitude

O bioma da Mata Atlântica compõem 9 ecossistemas com até 5 faixas de altitude: Formações Pioneiras (manguezal, restinga e caixetal), Floresta Ombrófila (densa, aberta e mista), Floresta Estacional (semidecidual e decidual) e Campos de Altitude.

Flora / Fauna / Biodiversidade

A extraordinária biodiversidade da flora e fauna deste bioma é o resultado da sua história geológica, sua extensão tropical / subtropical, fortes variaçðes climáticas no pasado e significantes desníveis de altura. Adicionalmente, florestas pluviais costeiras são mais ricas em biodiversidade que as no interior do pais (como por exemplo a Amazônia).

Espeleologia

A Província Espeleológica do Alto Vale do Ribeira / Paranapiacaba com os parques estaduais de (PETAR, Intervales e Jacupiranga) protegem a maior quantidade de cavernas cársticas existentes no Brasil (300).

Historia / Cultura

Além da sua beleza natural a Mata Atlântica esconde alguns significantes sítios histórico-culturais, como trilhas históricas na Serra do Mar e da Serra da Bocaina, os pré-históricos sambaquis em Superagüi e as culturas caiçaras / quilombolas em Juréia-Itatins, a Ilhabela ou na Juatinga.

Áreas Protegidas

Segundo a Conservation International, o bioma da Mata Atlântica insere-se aos 5 hotspots da biodiversidade mais valiosos da Terra. Compreende a segunda maior Reserva da Biosfera no mundo e aproximadamente 600 dos 900 unidades de conservação brasileiras. As Reservas de Mata Atlântica do Sudeste e da Costa do Descobrimento foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1992.