pantanal brazil travel tours pantanal brasil viajes tours turismo pantanal brasilien reisen urlaub

Ecoturismo no Brasil

Pantanal

pantanal
Pantanal / Roteiros & Tours – Simplificado, o bioma Pantanal é uma extensão, sazonalmente inundada do Cerrado. O efeito ecológico das inundações é tão significante, que se justifica a denominação de bioma.

Os componentes caracteristicas principais desta região de ecoturismo possam ser agrupados em: geologia / geomorfologia, rios / leques aluviais, vegetação / flora e animais / fauna.

Área / Localização

A maior planície inundável interiorana do mundo (250.000 km2) compreende áreas do Brasil (60%), do Paraguai e da Bolívia. O Pantanal brasileiro se localiza na bacia hidrográfica do Alto Rio Paraguai, no oeste do Estado de Mato Grosso do Sul (região Centro - Oeste).

Geologia / Geomorfologia

O Pantanal é uma das bacias sedimentares fanerozóicas da plataforma sul - americana. Nos tempos pré-andinos (Cretáceo), sua área atual era mais alta, separando a Bacia do Chaco (atual Paraguai) com a Bacia do Paraná. Como reação compensatória ao soerguimento da Cordilheira dos Andes, esta área foi abatida durante o Cenozóico.

Desde o Quaternário (2,5 Ma), a Bacia do Pantanal foi preenchida com sedimentos provenientes das rochas dos planaltos ao norte e leste dela (Parecis / Guimarães, Taquari - Itiquira / Maracaju - Campo Grande). No seu centro, estes sedimentos atingem uma espessura de 550m (acima do embasamento Pré - Cambriano).

Rios / Leques Aluviais

Os rios do Pantanal nascem nos planaltos ao norte e leste e desembocam no rio Paraguai que corre na direção sul. Na área de transição entre planalto e planície, a velocidade dos seus fluxos se reduz tanto, que começam a depositar seus sedimentos em forma de grandes leques aluviais. O Panatal é formado por nove desses leques aluvias que receberam o nome dos seus rios dominantes. Destaca-se o megaleque do rio Taquari que com uma área de 55.000 km2 é considerado um dos maiores leques aluviais do mundo.

De interés ecoturístico particular é a região de Nhecolândia que se situa no sul do rio Taquari. É repleta de paleodunas éolicas que circundam lagoas azuis de água doce e verdes de água salobra (salinas).

Inundações / Ecossistemas

Com altitudes entre 80 e 190 m acima do nível do mar, solos predominatemente pouco permeáveis e declividade nula, a planície do Pantanal, cada ano, após alguns meses de chuvas (janeiro a junho), se transforma em uma imensa área alagada (cerca de 10 vezes do tamanho dos Everglades da Florida). No pico das inundações, grandes partes do Pantanal se encontram até 6 metros embaixo da água. Pela falta de declive, o esvazamento pelo rio Paraguai demora em torno de três meses. Durante as inundações, grande parte dos ecossistemas terrestres se convertem em ecossistemas aquáticos.

Vegetação / Flora

Conforme a freqüência, intensidade e duração das inundações o Pantanal apresenta diversos "Pantanais" no seu perímetro. A vegetação principal é de savana graminea porque os solos inundados, mão oxigenados não permitem a formação de plantas lenhosas. Mesmo assim, a vegetação em sua totaltidade apresenta um mosaico de paisagens, constituindo-se de lagoas com plantas aquáticas (baías), vegetação flutuante (baceiro), áreas não inundáveis (cordilheira) com vegetação de savana e savana estépica, canais de escoamento de água (corixo) e savanas com ipê amarelo (paratudal).

Animais / Fauna

Áreas úmedas em geral, fazem parte dos ambientes más productivos de nosso planeta, mais o Pantanal é particularmente notável. Com aproximadamente 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 50 de reptiles y 250 de peixes, representa prácticamente toda a fauna brasileira. Durante as inundações, grande parte de su fauna procura se proteger nas florestas secas, más altas. Durante a época do esvazamento, a partir do outono, os animais saem dos seus refúgios, para chegar na água. A melhor época para a observação de animais é essa.

Ameaças

O bioma Pantanal está ameaçado por atividades de pesca furtiva, desmatamentos, queimadas e principalmente pelo projeto da hidrovia Paraná - Paraguai, que pretende tornar estes rios permanentemente navegáveis, interligando por via fluvial Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Ecoturismo / Turismo de Aventura

O Complexo de Conservação do Pantanal, incluindo o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (Patrimônio Mundial desde 1981), é um dos lugares mais indicados para a prática de atividades do ecoturismo e do turismo de aventura.