amazon rainforest vegetation amazonía floresta amazónica vegetación amazonas regenwald vegetation

Amazônia

Vegetação

amazônia floresta amazônica vegetação flora
Bioma Amazônia / Ecoturismo – A vegetação e flora do bioma Amazônia se divide em Campinarana, Floresta Ombrófila Densa e Aberta e outros, como Formações Pioneiras, Savana (veja Cerrado), Savana Estépica (veja Caatinga) e vegetação secundária.

Campinarana

A Campirana é um tipo de vegetação restrito a áreas do Alto Rio Negro no norte da Amazônia. Está submetida a um clima ombrófilo com chuvas torrenciais (cerca de 4.000 mm ano) e temperaturas altas (média > 25°C). Por falta de nutrientes no solo, é caracterizada por uma vegetação alta e fina que ocorre em áreas deprimidas e encharcadas. Uma espécie típica da Campinarana é a palmeirinha ou piaçabarana (Barcella odora).

Floresta Ombrófila Densa

A floresta ombrófila ou floresta pluvial tropical densa predomina a vegetação Amazônica. Ocorre de forma aluvial (veja também: ecossistemas) e de terras baixas na Bacia Amazônica e de forma submontana nas escarpas e planícies onduladas dos planaltos de Guianas, ao norte e Guaporé, ao sur (veja também: geologia).

Floresta Ombrófila Aberta

Simplificada, a floresta ombrófila aberta é uma vegetação de transição entre a Amazônia e o Cerrado. É caraterizada por árvores mais espaçadas com estrato arbustivo pouco denso. Ocorre em clima trópical com uma estação seca de até 4 meses e temperaturas médias em torno de 25°C – Brasil Turismo / Amazônia.