


Amazônia
Origem e Evolução Geológica


Este cráton se compõem de fragmentos pré - cambrianos, provávelmente micro-continentes associados a formação do supercontinente arqueano Atlântica.
A Serra do Carajás, na província Amazônia Central é a mais importante província mineral do Brasil. Seus "Greenstone Belts" com idades perto de 3 bilhões de anos, representam as rochas mais antigas do cráton Amazônico.
Durante o Proterozóico, quando os protótipos dos continentes atuais da África e da América do Sul estavam reunidos na parte occidental do supercontinente Gondwana, o rio Amazonas primordial fluía do leste ao oeste, desembocando no oceano Pacífico. Sua fonte se encontrava em terras que hoje em dia pertencem a África.
Após da ruptura de Gondwana (inclusive proto - África / América do Sul) e a abertura do oceano Atlântico, durante o Mesozóico, a Placa Sul-Americana se movimentava a oeste, onde houve colisão com a placa pacífica Nazca.
Esta colisão causou o levantamento dos Andes que interromperam o fluxo do Amazonas ao Pacífico. Em seguida, grandes lagos se formavam na parte oriental dos Andes, entre outros o Belterra. Uma leve inclinação do Continente Sul - Americano a leste, provocou a inversão do fluxo do Amazonas em direção ao Atlântico. Durante o Cenozóico, o Amazonas e seus tributários, gradualmente esculpiram a bacia atual da Amazônia composta de planaltos, planícies e depressões – Amazônia / Ecoturismo no Brasil.