geology brazil travel tours Paraná Basin brasil geología geoturismo turismo geológico Cuenca del Paraná brasilien geologie reise reisen urlaub Paranábecken

Turismo Geológico

Bacia do Paraná

Bacia do Paraná
Roteiros Geológicos / Brasil – A Bacia do (Rio) Paraná que se localiza ao sudoeste do Escudo Atlântico é uma das bacias sedimentares (sinéclises) da Plataforma Sul - Americana. Ocupa uma área de 1.500.000 quilómetros quadrados no Brasil meridional e grandes partes do Paraguai, Argentina e Uruguai.

No decorrer do Fanerozóico ( < 542 Ma ), a bacia que no seu centro atinge uma profundidade de 7.000 m (até chegar ao embasamento pré - cambriano), foi preenchida com sedimentos marinhos (época de inundações marinhas), arenitos eólicos (época de megadesertos) e basaltos (época de fluxos de lavas vulcânicas).

As formações mais antigas como a seqüência Rio Ivaí (450 Ma) estão expostas na borda da bacia e as formações mais recentes como a seqüência Bauru (90 Ma) no centro. Destaca-se a seqüência Gondwana III (150 - 130 Ma) que compõe os derrames basálticos da formação Serra Geral quese instalaram sobre os arenitos eólicos dos paleodesertos Pirambóia e Botucatu.

Esta foramação é a atração ecoturística principal de muitos parques nacionais no Sul do Brasil (São Joaquim, Serra Geral, Aparados da Serra ou Foz do Iguaçu) – Geoturismo / Brasil.