geology brazil travel tours Paraná Basin brasil geología geoturismo turismo geológico Cuenca del Paraná brasilien geologie reise reisen urlaub Paranábecken

Turismo Geológico

Bacia do Paraná

Bacia do Paraná
Turismo de Aventura / Brasil – A Bacia do (Rio) Paraná que se localiza ao sudoeste do Escudo Atlântico é uma das bacias sedimentares (sinéclises) da Plataforma Sul - Americana. Ocupa uma área de 1.500.000 quilómetros quadrados no Brasil meridional e grandes partes do Paraguai, Argentina e Uruguai.

No decorrer do Fanerozóico ( < 542 Ma ), a bacia que no seu centro atinge uma profundidade de 7.000 m (até chegar ao embasamento pré - cambriano), foi preenchida com sedimentos marinhos (época de inundações marinhas), arenitos eólicos (época de megadesertos) e basaltos (época de fluxos de lavas vulcânicas).

As formações mais antigas como a seqüência Rio Ivaí (450 Ma) estão expostas na borda da bacia e as formações mais recentes como a seqüência Bauru (90 Ma) no centro. Destaca-se a seqüência Gondwana III (150 - 130 Ma) que compõe os derrames basálticos da formação Serra Geral quese instalaram sobre os arenitos eólicos dos paleodesertos Pirambóia e Botucatu.

Esta foramação é a atração ecoturística principal de muitos parques nacionais no Sul do Brasil (São Joaquim, Serra Geral, Aparados da Serra ou Foz do Iguaçu) – Turismo Geológico / Brasil.