geology brazil travel tours Cenozoic brasil geología geoturismo turismo geológico Cenozoico brasilien geologie reise reisen urlaub Känozoikum

Turismo Geológico

Cenozóico (65 - 0 Ma)

Turismo Geológico / Brasil – A era cenozóica começou com o impacto cataclísmico de um meteoro enorme que provávelmente resultou na extinção dos dinossauros que dominaram a Terra durante o Mesozóico. Esta teoria é suportada tanto pelo descobrimento da cratera Chicxulub, no Mexico em 1990, como também pela camada Tombstone. Esta camada, com uma idade de 65 Ma, é formada por grandes quantidades de iridium, um elemento raro na Terra mas comum em meteoros.

O Brasil é um dos poucos paises, onde esta camada está abertamente exposta em forma das formações Gramame e Faria Marinha na Bacia Pernambuco - Paraíba (região Nordeste).

A maioría das grandes cadeias de montanhas do mundo, como os Andes sudamericanas, os Alpes europeus ou o Himalaya foram formadas pelas colisões de placas continentais durante o Cenozóico tardio.

No sudeste do Brasil, um evento tectônico importante, provávelmente relacionado ao magmatismo alcalino no final do Mesozóico, resultou na formação do Rift Continental do Sudeste e das serras do Mar e da Mantiqueira.

Há 2 milhões de anos (Quaternário), quando os ancestrais dos humanos modernos começaram a espalhar-se pela África, fluxos de lava provenientes de erupções vulcânicas no Panamá, formaram a ponte terrestre entre América do Norte e América do Sul. A mudança resultante das correntes oceânicas globais iniciou o começo das eras glaciais, dando a Terra sua forma final – Mata Atlântica / Caminhadas Ecológicas.