geology brazil travel tours Phanerozoic brasil geología geoturismo turismo geológico Fanerozoico brasilien geologie reise reisen urlaub Phanerozoikum

Turismo Geológico

Fanerozóico (542 - 0 Ma)

Geoturismo / Brasil – O Éon Fanerozóico se divide nas Eras Paleozóico (542 - 251 Ma), Mesozóico (251 - 65 Ma) e Cenozóico (65 - 0 Ma).

Em quanto o Pré - Cambriano foi caracterizado pela relativa escassez de espécies, durante o Fanerozóico a vida de repente explodíu com sorprendente biodiversidade e complexidade. Este desenvolvimento foi motivado por níveis de oxigęnio crescentes que permitiram a formaçăo de uma camada de ozone na parte alta da atmosfera.

Esta camada que atuou como um escudo contra a radiaçăo ultravioleta mortal permitíu pela primeira vez que espécies marinhas conquistaram a terra firme dos continentes. Acredita-se que após da chamada "explosăo cambriana" havía mais formas diferentes de vida no planeta que em qualquer outra época na história da Terra.

Durante o Fanerozóico, após da ruptura de Pangéia, a plataforma Sul - Americana / Patagônica começou a afastar-se da África, causando a abertura do Atlântico Sul. No oeste, a Placa Nazca subduz a Placa Sul - Americana e a cadeia dos Andes se forma. No leste, a Bacía do Paraná é inundada por volumosos derrames de lava basálticas e magmatismo alcalino no sudeste do Brasil inicia a formaçăo do Rift Continental do Sudeste e do sistema Mar / Mantiqueira – Passeios Geológicos / Brasil.