


Turismo Geológico
Mesozóico (251 - 65 Ma)

No começo do Jurássico (200 Ma), o supercontinente Pangéia começou a fraturar e dividir - se em Gondwana no sul e Laurasia no norte (abertura do Atlântico Central). Gondwana começou a quebrar na mitade do Jurássico (170 Ma) com a separação da sua parte oriental.
A parte ocidental, compondo os protótipos da América do Sul e Africa, quebrou entre 140 e 90 Ma (Cretáceo) iniciando a abertura do Atlântico Sul (90 - 0 Ma). Esta quebra foi acompanhada por um intenso vulcanismo que preencheu a Bacia do Paraná (Brasil) e as bacias Etendeka e Angola (Africa) com volumosos fluxos de lava basáltica. A Formação Serra Geral, resultado destes derrames, é a atração ecoturística principal na região sul do Brasil (veja também parques nacionais São Joaquim, Serra Geral e Aparados da Serra).
No seu caminho para o oeste, América do Sul passou acima de uma pluma mantêlica causando durante o Cretáceo (100 - 65 Ma) uma serie de eventos alcalinos no sudeste do Brasil (veja Itatiaia / Ilhabela) – Turismo Geológico / Brasil.