geology brazil travel tours Mesozoic brasil geología geoturismo turismo geológico Mesozoico brasilien geologie reise reisen urlaub Mesozoikum

Turismo Geológico

Mesozóico (251 - 65 Ma)

Turismo de Aventura / Trekking – A era mesozóica começou com um dos eventos geotectónicos mais devastadores conhecidas na Terra. Por motivos desconhecidos, uma pluma mantêlica que explodíu embaixo de Pangeia, numa região que hoje em dia corresponde a Sibéria, iniciou uma série de erupções vulcânicas que persistiram por aproximadamente 1 milhão de anos. Neste evento, mais que 95% de todas as espécies foram extinguidas.

No começo do Jurássico (200 Ma), o supercontinente Pangéia começou a fraturar e dividir - se em Gondwana no sul e Laurasia no norte (abertura do Atlântico Central). Gondwana começou a quebrar na mitade do Jurássico (170 Ma) com a separação da sua parte oriental.

A parte ocidental, compondo os protótipos da América do Sul e Africa, quebrou entre 140 e 90 Ma (Cretáceo) iniciando a abertura do Atlântico Sul (90 - 0 Ma). Esta quebra foi acompanhada por um intenso vulcanismo que preencheu a Bacia do Paraná (Brasil) e as bacias Etendeka e Angola (Africa) com volumosos fluxos de lava basáltica. A Formação Serra Geral, resultado destes derrames, é a atração ecoturística principal na região sul do Brasil (veja também parques nacionais São Joaquim, Serra Geral e Aparados da Serra).

No seu caminho para o oeste, América do Sul passou acima de uma pluma mantêlica causando durante o Cretáceo (100 - 65 Ma) uma serie de eventos alcalinos no sudeste do Brasil (veja Itatiaia / Ilhabela) – Roteiros & Passeios / Brasil.