geology brazil travel tours Paraná Etendeka brasil geología geoturismo turismo geológico Provincia Paraná - Etendeka brasilien geologie reise reisen urlaub Paraná Etendeka

Geologia do Brasil
Formação Serra Geral

paraná - etendeka
Ecoturismo no Brasil / Geologia – A Serra Geral, no sul da Serra do Mar, representa a borda oriental erodida da chamada Formação Serra Geral, uma das formações sedimentarias fanerozóicas da Bacia do Paraná.

É resultado do maior magmatismo vulcâncio continental conhecido no planeta que ocorreu no Cretáceo Inferior há 145 a 100 Ma. Nesta época, os protótipos dos atuais continentes da América do Sul (a Plataforma Sul - Americana) e Africa ainda estavam unidos no supercontinente Pangea (veja geologia).

Sua separanção foi precedida por um volumoso magmatismo toleítico cujos derramamentos de lavas basálticas preencheram as bacias no sul da Pangea (Paraná, Etendeka, Angola), originando a província magmática Paraná - Etendeka.

A fonte térmica de tal magmatismoprovávelmente veio de uma grande pluma mantélica situada embaixo da crosta terrestre. As rochas vulcânicas dos derrames de lava que atingem espessuras até 1.700 m e os cânions originados por movimentos tectônicos e pela erosão do vento e da água são a atração ecoturística principal de alguns parques nacionais, no sul do Brasil (São Joaquim, Serra Geral, Aparados da Serra e Iguaçu) – Mata Atlântica / Ecoturismo.