geology brazil travel tours Proterozoic brasil geología geoturismo turismo geológico Proterozoico brasilien geologie reise reisen urlaub Proterozoikum

Turismo Geológico

Proterozóico (2,5 Ga - 542 Ma)

Ecoturismo no Brasil / Geologia – Similar a Ur, a fusão de terrenos / microcontinentes arqueanos durante o Paleoproterozóico (2,5 - 1,6 Ga) levou a formação de outros continentes (Ártica, Atlântica e Nena).

Columbia (Rogers & Santosh 2002 / 2003) pode ter sido o primeiro supercontinente, que entre 1,8 e 1,5 Ga reuniu todos estes continentes em um. Após da quebra de Columbia, no final do Mesoproterozóico, seus fragmentos se juntaram de novo para formar o supercontinente Rodínia. Dalziel (1997) especula sobre a breve existência de um novo supercontinente (Pannotia), no final do Neoproterezóico.

A quebra e a formação de continentes e supercontinentes acontece conforme um esquema similar, que está descrito no chamado modelo do Wilson. Divide-se em uma fase divergente com rifting, deriva continental e formação de oceanos (tafrogênese) e uma fase convergente incluindo subducção, formação de arcos de ilha e/ou cadeias de montanha, colisão e formação de montanhas (orogênese) (veja também Ciclo Brasiliano - Pan Africano – Roteiros & Passeios / Brasil.