geology brazil travel tours Rodinia brasil geología geoturismo turismo geológico Rodinia brasilien geologie reise reisen urlaub Rodinia

Turismo Geológico

Rodínia

rodínia
Passeios & Tours / Brasil – Rodínia (1,1 - 0,6 Ga) era um supercontinente proterozóico, que no decorrer do ciclo orogênico Grenville se formou dos fragmentos (Ur, Nena, Atlântica) do supercontinente anterior, Columbia.

Rodínia parece ter sido um lugar árido e quente, sem vegetação, provávelmente similar aos desertos de hoje. No final do seu ciclo, sua posição bloqueava as correntes quentes equatoriais, causando o congelamento das regiões polares.

As temperaturas cairam tanto, que há 700 milhões de anos, a Terra inteira foi coberta por uma espesa capa de gelo. Bactérias e algas, as únicas formas de vida nesta época, quasi foram extintas.

Há 600 Ma, em função da atividade vulcância, o calor embaixo do gelo acumulava tanto que Rodinia começou a fragmentar e finalmente a quebrar. O dióxido de carbono que devido as erupções vulcânicas foi liberado a atmosfera, causou um efeito temporário greenhouse, resultando no derretimento do gelo.

Há 550 Ma, os fragmentos de Rodínia relacionados a Ur e Atlântica se reagruparam, formando o próximo supercontinente, Gondwana – Mata Atlântica / Caminhadas Ecológicas.