geology serra da mantiqueira brazil travel tours geología sierra serra mantiqueira brasil turismo geologie serra da mantiqueira brasilien reisen urlaub

Serra da Mantiqueira

Origem Geológica

Geologia da Serra da Mantiqueira
Passeios & Tours / Brasil – A história geológica da Serra da Mantiqueira começou há cerca de 80 milhões de anos, no Cretáceo Superior com uma série de eventos alcalinos magmáticos no Sudeste do Brasil e a formação de grandes vulcões de até 6.000 m de altura.

Os choques tectônicos reativaram falhas mais antigas (neoproterozóicas), o que resultou no abatimento de enormes blocos continentaise na formação do segmento central do chamado Rift Continental do Sudeste (Alto Vale do Rio Paraíba do Sul).

Durante o Cenozóico, os edifícios vulcânicos erodiram e as camadas magmáticas subterrâneas começaram a aparecer na superficie. Gran parte dos picos da atual Serra da Mantiqueira são as raízes destes vulcões antigos (exemplo Itatiaia / Serra Fina). Com alturas de até 2.800 m, a pesar da erosão, eles representam hoje as elevações mais altas na margem atlântica do continente Sul - Americano – Turismo de Aventura / Trekking.

Veja também: Trilhas / Passeios