history brazil travel tours Gold Rush historia brasil turismo viajes Siglo del Oro brasilien geschichte reise reisen urlaub Goldrausch

História do Brasil

Ciclo do Ouro

ciclo do ouro brasil
História do Brasil / Tours – Em 1693, Bandeirantes vindo de São Paulo, encontraram ouro perto de Vila Rica (atual Ouro Preto). Poco depois, o Brasil se tornou o maior produtor de ouro da época (900 toneladas no século XVIII).

Durante a febre do ouro, cerca de 430 mil pessoas (grande parte escravos africanos) percorreram as trilhas "do ouro", que conetabam os portos de Paraty e Mambucaba e as serras do Mar e da Mantiqueira com os três principais pólos mineradores São João del Rey / Tiradentes, Ouro Preto / Vila Mariana e Sabará.

Como não tinha suficiente comida para os garimperos, relata-se que a fome foi tão grande, que alguns foram para os matos para alimentar-se de sementes, raízes, reptéis e amfíbios. Os preços de qualquer comestível que chegaram a região se tornaram exobirantes. Um boi, por exemplo, custava 25 vezes mais nas Minas que em Salvador.

A maioría das construções barrocos foram construidas durante o ciclo do ouro. Uma das obras mais famosas é o sítio do Patrimônio Mundial Santuário do Bom Jesus de Congonhas do escultor brasileiro Aleijadino – Turismo Cultural / Brasil.

Veja também: Tour Paraty - Ouro Preto