history brazil travel tours Gold Rush historia brasil turismo viajes Siglo del Oro brasilien geschichte reise reisen urlaub Goldrausch

História do Brasil

Ciclo do Ouro

ciclo do ouro brasil
Passeios & Tours / Brasil – Em 1693, Bandeirantes vindo de São Paulo, encontraram ouro perto de Vila Rica (atual Ouro Preto). Poco depois, o Brasil se tornou o maior produtor de ouro da época (900 toneladas no século XVIII).

Durante a febre do ouro, cerca de 430 mil pessoas (grande parte escravos africanos) percorreram as trilhas "do ouro", que conetabam os portos de Paraty e Mambucaba e as serras do Mar e da Mantiqueira com os três principais pólos mineradores São João del Rey / Tiradentes, Ouro Preto / Vila Mariana e Sabará.

Como não tinha suficiente comida para os garimperos, relata-se que a fome foi tão grande, que alguns foram para os matos para alimentar-se de sementes, raízes, reptéis e amfíbios. Os preços de qualquer comestível que chegaram a região se tornaram exobirantes. Um boi, por exemplo, custava 25 vezes mais nas Minas que em Salvador.

A maioría das construções barrocos foram construidas durante o ciclo do ouro. Uma das obras mais famosas é o sítio do Patrimônio Mundial Santuário do Bom Jesus de Congonhas do escultor brasileiro Aleijadino – Turismo Histórico / Brasil.

Veja também: Tour Paraty - Ouro Preto