history brazil travel tours Discovery historia brasil turismo viajes Descubrimiento brasilien geschichte reise reisen urlaub Entdeckung

História do Brasil

O Descobrimento Verdadeiro

História do Brasil / Tours – O Brasil foi oficialmente descoberto pelo português Pedro Álvares Cabral que em 22 de abril de 1500 avistou o Monte Pascoal, na atual Costa do Descobrimento, 50 km ao sul de Porto Seguro. Sua viagem está relatada na famosa carta de Pero Vaz de Caminha. Até hoje não se sabe quando, onde e sobretudo quem, de fato descobriu o Brasil.

As anotações no manuscrito Esmeraldo De Situ Orbis do cosmógrafo português Duarte Pacheco Pereira indicam que ele, sob ordem do rei português D. Manuel I, ja tinha explorado o litoral brasileiro a finales de 1498, ou seja dois anos antes da chegada de Cabral. Pacheco foi um dos assinantes do Tratado de Tordesilhas.

Outros documentos comprovam que em janeiro e março de 1500, o navegador espanhol Vincente Yáñez Pinzón, que em 1492 junto com Cristóvão Colombo descubriu América, e seu primo Diego de Lepe teriam atingido a costa brasileira no atual estado de Pernambuco. Estas viagens não constam na maioria das documentações sobre o descobrimento do Brasil, porque conforme o Tratado de Tordesilhas estas terras perteneciam, de fato, a Portugal.

A descrição dos primeiros acidentes geográficos da costa brasileira só aconteceu durante a segunda expedição oficial ao Brasil (Maio 1501 - Setembro 1502), que está documentada na Lettera do navegador italiano Américo Vespúcio (Amerigo Vespucci). Dependendo do historiador consta ou Gaspar de Lemos, comandante de um dos navios de mantenimento da frota de Cabral e portador da carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I ou Gonçalo Coelho como comandante desta expedição.

O percurso exato desta expedição pode ser reconstruido com a ajuda do hagiológio católico: Cabo de São Roque (16.08.1501), Rio São Francisco (04.10.1501), Baía de Todos os Santos / Salvador (01.11.1501), Baía de Guanabara / Rio de Janeiro (01.01.1502), Angra dos Reis / Ilha Grande (06.01.1502), Ilha de São Sebastião (20.01.1502), São Vicente (22.01.1502) – História do Brasil / Tours.

Veja também: História do Brasil