history brazil travel tours Hans Staden historia brasil turismo viajes Hans Staden brasilien geschichte reise reisen urlaub Hans Staden

História do Brasil

Hans Staden

hans staden
Passeios Históricos / Brasil – O aventureiro alemão Hans Staden é uma das principais fontes de informação histórica, principalmente dos hábitos culturais, rotas e acampamentos das populações indígenas durante o Brasil colonial.

Foi membro da tripulação das três embarcações, sob o comando do espanhol Dom Diego de Sanabriaque, as quais em 1550, partiram de Sevilha, com destino ao Rio da Prata. Naufragaram na altura de Itanhaém (litoral sul do atual Estado de São Paulo) e seguiram por terra até São Vicente.

Hans Staden foi contratado por quatro meses para fazer guarda no Forte de São Felipe, na Ilha de Santo Amaro (veja Bertioga). Sob pedido de Tomé de Sousa, primeiro Governador Geral do Brasil, Staden prorrogou sua estada por mais dois anos.

Um dia, na busca de armadilhas na mata, Hans Staden foi aprisionado por uma expedição de índios Tamoio / Tupinambá e levado para uma aldeia na região da Baía de Ilha Grande.

Viveu entre os indígenas por aproximadamente 9 meses até ser resgatado por uma nau francesa que comerciava com os nativos. De volta a sua terra natal, na cidade de Homberg (estado de Hessen, Alemanha), Hans Staden deixou o registro desses acontecimentos na narrativa de sua "Verdadeira História", publicada em Marburgo em 1557 – História do Brasil / Tours.

Veja também: História do Brasil