history brazil travel tours Immigration historia brasil turismo viajes Inmigrantes brasilien geschichte reise reisen urlaub Einwanderung

História do Brasil

Imigrantes

imigrantes brasil imigração
Passeios & Tours / Brasil – Desde a proclamação da Independência do Brasil em 1822 (o começo da imigração) até a abolição da escravatura em 1850, menos que 20.000 imigrantes vieram ao Brasil.

Esta pequena imigração teve por objetivo principal a ocupação de áreas vazías e a formação de núcleos coloniais, principalmente na região sul do Brasil e no Espírito Santo. A primeira colônia alemá, com imigrantes do Hunsrück e da Saxônia, foi São Leopoldo (Rio Grande do Sul) em 1824.

A falta de mão-de-obra nas plantações de café devido a exterminação dos índios e o fim da escravidão, junto com o desemprego na Europa, devido a revolução industrial, iniciou o começo da chamada grande imigração para o Brasil.

Desde a proclamação da república em 1889 até 1939, mais que 4 milhões de imigrantes vieram para o Brasil (1,4 milhões italianos, 1,2 milhões portugueses, 600 mil espanhóis, 170 mil alemães, 190 mil japoneses, 100 mil sírios e turcos e 500 mil de outras nacionalidades).

A maioria deles foram camponeses pobres, que chegaram no porto de Santos, de onde foram transferidos de trem até a Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo (hoye museu). Lá foram examinados e contratados pelos barões do café e distribuídos até as lavouras no oeste do estado.

Evidências da imigração européia são alguns dos edifícios no centro histórico de São Paulo, como Martinelli ou Itália, como também as igrejas e restaurantes multinacionais da metrópole. Antigas colônias européias encontram-se por exemplo em Visconde de Mauá (Rio de Janeiro) e no Parque Nacional do Superagüi (Paraná) – Mata Atlântica / Passeios Históricos.

Veja também: História do Brasil