history brazil travel tours Intervales historia brasil turismo viajes Intervales brasilien geschichte reise reisen urlaub Intervales

Intervales

História

História do Brasil / Tours – Desvios de cursos d’agua por meio de estruturas em pedra (Encanados), no entorno e no interior de Intervales, evidencíam a presença de bandeirantes e outros exploradores de ouro de aluvião, no século XVIII.

Na década de 1950, a Companhia de Incremento Rural do Altiplano Paulista (CIRAP) tentou implantar um projeto agropecuário na região. Conforme relatos de antigos funcionarios, perderam suas terras para o Banco do Estado de São Paulo (Banespa) porque não conseguiram pagar de volta um emprestimo que fizeram com o banco.

O Banespa, durante os próximos 40 anos, explorou madeira, minerais e ante tudo palmito juçara da fazenda, que na época se chamava Oriente. No Monte Rosa, um morro que hoje abriga a caverna Colorida foi instalado uma vila com uma população residente de 300 pessoas.

No início da década de 80 foi implantada uma fábrica na área da Sede (atualmente oficinas) que, durante dois anos, chegou a produzir entre 10 e 15 mil latas de palmito por mês. Ao mesmo tempo, cerca de 13 milhões de mudas de palmito foram replantados.

Em 1987, a fazenda foi adquirida pela Fundação Florestal de São Paulo, a fábrica de palmito fechou e os 65 funcionários foram incorporados ao quadro da Fundação Florestal. Aproximadamente 40 de eles trabalham até hoje como monitores ambientais. Em 1995, a Fazenda Intervales virou jurídicamente Parque Estadual – Roteiros Culturais / Brasil .

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos