history brazil travel tours Jesuits historia brasil turismo viajes Jesuitas brasilien geschichte reise reisen urlaub Jesuiten

História do Brasil

Jesuítas

jesuítas brasil
Roteiros & Passeios / Brasil – Os primeiros jesuítas liderados pelo padre Manoel da Nóbrega chegaram a Salvador da Bahia em 1549, junto com Tomé da Souza, o primeiro dos 30 governadores - gerais do Brasil.

Com a finalidade da catequese dos índios Carijó no sul de Cananéia, Nobrega autorizou a construção de um posto avançado no planalto de Piratininga, o que levou em 1554 na fundação da cidade de São Paulo (veja fundação & história).

Não sería possível de reconstruir a história colonial do Brasil sem as obras deixados pelos padres jesuítas. Exemplos são a Carta de São Vicente uma das primeras descripções da Mata Atlântica e uma gramática Tupi do padre José de Anchieta e os sermões do padre Antônio Vieira.

Entre 1600 e 1750, os jesuítas fundaram mais que sessenta reduções no sul do Brasil, norte da Argentina e no Paraguai. Estas missões estavam sob constante ataque de bandeirantes vindo de São Paulo. Os ataques diminuiram após da batalha do M´bororé, onde 3.000 índios Guaraní auxiliados pelos padres jesuítas Pedro Romero e Pedro de Mola derrotaram a bandeira de Jerônimo de Barros formada por trezentos paulitas e seiscentos índios Tupi.

Devido a disputas territoriais (sete povos), os jesuítas foram expulsos do Brasil em 1759 pelo Marquês de Pombal. Era também o fim do regime das capitanias hereditárias – História do Brasil / Tours.

Veja também: História do Brasil