


História do Brasil
O Descobrimento Oficial


Seis anos depois do Tratado de Tordesilhas e dois anos depois do descobrimento do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, rei D. Manuel I escolheu Pedro Álvares Cabral para capitanear a segunda expedição para a Índia.
Com o objetivo de fortalecer a presença portuguêsanesta região, foi organizada a, até então, maior expedição naval de Portugal, constituída por treze navíos e 1.200 a 1.500 homens. A armada zarpou de Belém (Lisboa) a 9 de março 1500, chegando o dia 14 ao arquipélago das Canárias. A 23 de março chegaram no arquipélago de Cabo Verde onde naufragiou seu primeiro navío.
No final de março, por motivos não conhecidos, a armada saiu da sua rota oficial para a Índia e mudou o percurso para o sudoeste. Até hoje, esta mudança levou a especulações entre os historiadores sobre a intencionalidade (ou acaso) do achamento / descoberta do Brasil.
Durante a Páscoa, em 22 de abril de 1500, após de 44 dias de navegação, Cabral´s frota avistou o Monte Pascoal, na chamada Costa do Descobrimento, 50 km ao sul da atual cidade de Porto Seguro (Sul da Bahia). Os detalhes do descobrimento, incluindo o contato com os índios Tupiniquim estão registrados na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão oficial da frota – Mata Atlântica / Passeios Históricos.
Veja também: História do Brasil