history brazil travel tours Pêro Vaz de Caminha historia brasil turismo viajes Pêro Vaz de Caminha brasilien geschichte reise reisen urlaub Pêro Vaz de Caminha

Descobrimento do Brasil

Pêro Vaz de Caminha

pero vaz de caminha
Roteiros & Passeios / Brasil – A carta de Pêro Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Cabral, hoje guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa), relata a decoberta oficial da Terra da Vera Cruz (Brasil) por Pedro Álvares Cabral entre o 22 de abril e o 01 de maio de 1500.

Conforme esta carta, a 22 de abril, depois de 44 dias de viagem, a esquadra de Cabral avistou um grande monte. Como era época de Páscoa, o batizaram com o nome de Monte Pascoal. As embarcações ancoraram a 6 léguas (36 km) da costa.

Em 23 de abril, fundearam a 3 km da foz do atual rio do Frade e o comandante Nicolau Coelho foi escolhido por Cabral de ir até a praia para fazer o primeiro contato com os índios Tupiniquim que apareceram lá.

Em 24 de april, subiram por 10 léguas (45 km) a costa em direção norte procurando um abrigo para seus navíos. Passando pela barra do rio Buranhém (hoje Porto Seguro) o acharam na face norte do atual ilhéu de Coroa Vermelha no extremo sul da Baía Cabrália.

Em 26 de abril, domingo de Pascoela, erguiram um altar no ilhéu de Coroa Vermelha, celebraram a primeira missa em território brasileiro, e, com base jurídica do Tratado de Tordesilhas e em nome da Coroa portuguesa, tomaram posse formal do novo território.

Em 2 de maio, 11 dias após a chegada, a expedição deixou o país e seguiu para as Índias, de onde apenas quatro navios retornariam em meados de 1501. Gaspar de Lemos, comandante do navio de mantimentos, foi designado por Cabral para retornar a Lisboa, para entregar a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I de Portugal – Mata Atlântica / Roteiros Culturais.

Veja também: História do Brasil