history brazil travel tours Treaty of Tordesillas historia brasil turismo viajes Tratado de Tordesillas brasilien geschichte reise reisen urlaub Vertrag von Tordesillas

História do Brasil

Tratado de Tordesilhas

tratado de tordesilhas
Mata Atlântica / Passeios Históricos – No século XV, vários acordos foram firmados para evitar uma confrontação militar entre Portugal e Castela (parte da atual Espanha). A bula Aeterni regis do papa Sixto IV de 1481 confirmou o Tratado das Alcáçovas-Toledo de 1479, concedendo todas as terras ao sul das ilhas Canárias a Portugal.

A bula Inter Coetera do papa Alexandre VI de 1493 estabeleceu a divisão do mundo através de um meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago do Cabo Verde. As terras ao leste desta linha imaginária caberiam a Portugal e as terras ao oeste a Espanha.

O cosmógrafo português Duarte Pacheco Pereira, conseguiu, mediante o Tratado de Tordesilhas (1494), o deslocamento desta linha para 270 léguas mais ao oeste. Este tratado forma a base jurídica para o descobrimento oficial da Terra da Vera Cruz (Brasil) por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500.

Como este tratado não determinou o início da contagem das 370 léguas (o arquipélago se estende por 2º42´ de longitude) e também não o valor da légua (dependendo do navegador usava-se entre 16 2/3 e 18 léguas por grau), as interpretações da posição exata desta linha varíam bastante.

Em base de uma divisão do grau em 17,5 léguas e o começo da contagem a partir do centro do arquipélago do Cabo Verde (24ºW), sua posição ficaría aproximadamente em 45,14º W (entre São Paulo e Rio de Janeiro) – Roteiros & Passeios / Brasil.

Veja também: História do Brasil