


História do Brasil
Tratado de Tordesilhas


A bula Inter Coetera do papa Alexandre VI de 1493 estabeleceu a divisão do mundo através de um meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago do Cabo Verde. As terras ao leste desta linha imaginária caberiam a Portugal e as terras ao oeste a Espanha.
O cosmógrafo português Duarte Pacheco Pereira, conseguiu, mediante o Tratado de Tordesilhas (1494), o deslocamento desta linha para 270 léguas mais ao oeste. Este tratado forma a base jurídica para o descobrimento oficial da Terra da Vera Cruz (Brasil) por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500.
Como este tratado não determinou o início da contagem das 370 léguas (o arquipélago se estende por 2º42´ de longitude) e também não o valor da légua (dependendo do navegador usava-se entre 16 2/3 e 18 léguas por grau), as interpretações da posição exata desta linha varíam bastante.
Em base de uma divisão do grau em 17,5 léguas e o começo da contagem a partir do centro do arquipélago do Cabo Verde (24ºW), sua posição ficaría aproximadamente em 45,14º W (entre São Paulo e Rio de Janeiro) – História do Brasil / Tours.
Veja também: História do Brasil