Indigenous People of Brazil Tupi - Guarani Pueblos Indígenas de Brasil Tupi - Guarani Indigene Völker Brasiliens Tupi - Guarani

Povos Indígenas

Tupi - Guarani

Mata Atlântica / Povos Indígenas – Os Tupi - Guarani são consideradas uma das sete famílias do tronco Macro - Tupi (veja povos indígenas do Brasil). Por motivos pouco conhecidos, iniçiou-se entre 800 e 1000 anos atrás, uma expansão geográfica / (migração de fundo religioso em busca de uma "Terra sem Males"?), da Amazônia, para outras regiões do Brasil.

Os Tupi - Guarani, que de todos os grupos ameríndios tinham atinguido o estádio civilizacional más avançado conseguiram derrotar as sociedades mais simples , principalmente os Jês, e de estabelecer - se na costa. Os Jês, aos quais os Tupi - Guarani chamaram de Tabuis (inimígos bárbaros), tinham que retrodeçer - se aos planaltos no interior do pais. Aproximadamente 1000 anos atrás, os Tupi - Guarani se separaram em dois grupos linguísticos diferentes: Os Tupi instalaram - se a partir de Cananéia (atual Estado de São Paulo) para o norte, no sudeste e nordeste do Brasil e os Guarani no sur de Cananéia, na região sul.

Na chegada dos portugueses e a descoberta oficial do Brasil por Pedro Álvares Cabral, no Monte Pascoal, os grupos tribais dos Tupi e dos Guarani se distribuíam da seguinte forma no litoral: no extremo sul, entre a Lagoa dos Patos e Cananéia, predominavam os Carijó (100.000), daí até Bertioga os Tupiniquim (35.000), de Bertioga até Cabo Frío os Tupinambá / Tamoio / Temiminó (190.000) e no sul da Bahía na costa do descobrimento, de novo os Tupiniquim (50.000). No decorrer do tempo tinha constantes confrontações e lutas entre estes grupos – Passeios & Tours / Brasil.