Brazil travel tours Camamu Bay Brasil excursiones tours Baia de Camamu Brasilien reise reisen urlaub Bucht von Camamu

Ecoturismo no Brasil

Baía de Camamu

Baía de Camamu
Roteiros & Passeios / Brasil – A baía de Camamu, em plena região cacaueira no sul da Bahia é a terceira maior baía do Brasil em volume de águas, depois das baías de Todos os Santos em Salvador e de Guanabara em Rio de Janeiro.

Acarau, Ambar, Sapo, Flores, Coqueiro, Grande, Pescaria, Massaranduba, Barodeta, Quiepe e Pequena são os nomes das 11 ilhas na baía de Camamu, também chamado “Tabuleiro Valenciano” por seus habitantes.

Apresenta um rico ecossistema estuarino, com manguezais de grande potencial pesqueiro, restinga na borda litorânea, remanescente da Mata Atlântica.

A maior parte das vilas lugarejos e pequenos aglomerados na baía de Camamu carecem significativamente dos meios de transporte contando essencialmente com canoas a velas, alguns poucos barcos a motor, construídos na Vila de Cajaíba que até hoje possui descendentes diretos do período holandês na Bahia e que trouxeram a arte de esculpir barcos.

Hoje outro grande problema na Baía de Camamu diz respeito a Educação e a Saúde. Restringe-se o atendimento de media complexidade na Cidade de Camamu sofrendo nas áreas mais distantes a falta do Serviço Médico. Alunos do Primeiro e Segundo Graus das localidades de Barra Grande, Ponta da Ingazeira, Sapinho, Taipu de Dentro, Tanques têm que estar preparados desde as quatro horas da manhã, todos os dias, para que de barco se desloquem até o vilarejo de Maraú, e retornam as 12.30 hs todos os dias letivos – Turismo de Aventura / Brasil.

Veja também: Tour Porto Seguro - Salvador