


Turismo Sócio - Cultural
Comunidades Caiçaras


Os caiçaras foram formadaos pela mescla dos povos indígenas, com colonizadores europeus e escravos africanos.
O estilo de vida deles é baseado em atividades de pesca artesanal, da agricultura, do extrativismo vegetal, do artesanato, da caça (prohibido desde os anos 80) e, mais recentemente, no ecoturismo.
A agricultura caiçara está baseada no sistema de coivara, uma herança dos índios. Nesta técnica auto - sutentável, uma parte da mata é derrubada e queimada para um plantio de três anos. Depois, a área repousa entre 3 e 10 anos, antes de ser usada de novo. Common crop species são a mandioca doce e amarga, o feijão, o milho, o arroz, a cana e bananas. Outras atividades de subsistência são a caça (com armas, cachoros e armadilhas) e a pesca (com rods, redes e armadilhas). A presa se compõem de agoutis, armadillos, coati, capybara e peccary entre os mamíferos e tinamou, black-fronted piping-guan e toucans entre as aves. Para obter os melhores resultados, as atividades agrículas, a caça e a pesca estão planejados conforme um próprio calendário caiçara que se basea nas diferentes fases da lua.
A cultura caiçara está ameaçada pela especulação imobiliária e a pesca predatória. Este processo está facilitado tanto pelo elevado grau de analfabetismo, falta de educação e informação como também pela falta de união e organização entre eles. Este comportamento está motivado desde questões fundiárias, interpessoais e religiosas até a falta de meios de comunicação como telefone ou correios. A existência da cultura caiçara vai depender do fornecimento de serviços básicos de saúde, educação, transporte marítimo coletivo, luz, saneamento básico e alternativas de renda como por exemplo o ecoturismo – Ecoturismo no Brasil / Trekking.
Você pode contribuir para a sobrevivência deles em forma de uma visita em uma das vilas caiçaras em Superagüi (PR), Ilha do Cardoso (SP), Juréia - Itatins (SP) ou Juatinga (RJ).
- Home
- Brasil
- Biomas
- Mata Atlântica
- Áreas Protegidas
- Passeios
- Trilhas
- Sobre
- Sitemap
- Blog