cananéia brazil travel tours cananéia brasil excursiones tours cananéia brasilien reisen urlaub

Ecoturismo no Brasil

Cananéia

cananéia
Passeios & Tours / Brasil – A cidade colonial de Cananéia se localiza 270 km ao sul da capital e 70 km ao sul de Iguape. É um dos pontos de partida para o Parque Estadual da Ilha do Cardoso e o polo ecoturístico do Lagamar no baixo Vale do Ribeira.

Durante o tempo pré - colonial vieram os primeiros europeus (náufragos, fugitivos, aventureiros...) a Cananéia. Um deles foi Francisco de Chaves, que informou Martim Afonso de Sousa sobre a existência de uma trilha misteriosa (Peabiru ?) e minas de prata e ouro no hinterland. No 18 de setembro de 1532, uma expedição de 80 homens armados, sob o comando de Pero Lobo / Francisco de Chaves partíu de Cananéia em direção ao Paraguai.

Aproximadamente um ano mais tarde, em São Vicente, Martim Afonso foi informado, que essa expedição foi derrotada pelos índios Carijó, perto da confluência dos rios Iguaçu e Paraná.

Na primeira decada do século XVII, Cananéia apresentava uma razoável produção agrícola e pesqueira, funcionando como entreposto para suprir as tropas portuguesas que lutavam contra os espanhóis na Bacia do Rio Prata. Suas casas de farinha se espalhavam pelos arrededores e muitos produtos entravam e saiam da região e o movimento marítimo era cada vez maior.

Entre o Morro de São João e a embocadura do Mar Pequeno, foram sendo construídos estaleiros, os primeiros do Brasil, onde carpinteiros provenientes de Rio de Janeiro fabricavam embarcações de alto calado, famosas pela qualidade das madeiras e pelo capricho da mão de obra. Em 1782, Cananéia contava com 16 estaleiros e tinha fabricado mais de 200 embarcações, muitas delas, para exportação.

A pesca também não se restinguia mais a garantir a subsistência da população e a caça de baleias era uma atividade em pleno desenvolvimento. Na Ilha do Bom Abrigo foi instalado uma armação onde eram obtidos produtos resultantes do beneficiamento de baleias francas. Eram atividades muito importantes para o desenvolvimento econômico da época, pois o óleo resultante do processo de beneficiamento era largamente utilizado, sendo empregado na calafetagem de embarcações, como liga para o reboco de construções e ainda como combustível para iluminação de casa e ruas – Turismo de Aventura / Trekking.

Fonte: Nicia Wendel de Magalhães (Descubra o Lagamar)

Veja também: São Paulo - Curitiba (passeio com guia)
                        São Paulo - Curitiba (mapas em CD - Rom)