COP-8 (Curitiba, Brazil) COP-8 (Curitiba, Brasil) COP-8 (Curitiba, Brasilien)

Biodiversidade

COP8 Curitiba - Brasil

Roteiros & Passeios / Brasil – O COP8 é a oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) que foi realizada de 20 a 30 de março, em Curitiba. A CDB é um dos principais resultados do Earth Summit, realizado no Rio de Janeiro em junho de 1992 e assinado por representantes de 150 governos.

Na CBD, as partes se comprometem a reduzir drasticamente a perda de biodiversidade até 2010. Especificamente, as partes concordaram que 10% de todas as regiões ecológicas do mundo devam estar preservadas até tal data.

Segundo um relatório apresentado pelas Nações Unidas durante a abertura da conferência, a maioria dos países estão longe deste objetivo. Atualmente, cerca de 60% de todas as 825 ecoregiões terrestres do mundo possuem menos de 10% de áreas legalmente protegidas. Em 140 ecoregiões (17% do total), a área protegida cobre menos de 1% da superfície. Referente aos ecossistemas costeiros e marinhos a situação é ainda pior, apenas 0,6 - 1,4% da sua área total está legalmente protegida até hoje.

Infelizmente a situação no Brasil não é muito diferente do cenário global. Apesar da Amazônia, o maior dos biomas brasileiros com cerca de 11,7 % da área total protegida, nos demais biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa somente 2 – 2,5 % da sua área total são hoje efetivamente protegidas.

Poucos resultados foram atingidos também referentes aos temas centrais da COP8, como a criação de uma rede mundial de áreas protegidas, a biopirataria ou o acesso e a distribuição de benefícios oriundos do uso de recursos genéticos e a proteção dos chamados conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade.

A COP8 em Curitiba demonstrou mais uma vez a complexidade e diversidade dos diferentes interesses envolvidos no assunto do meio ambiente que provavelmente é mais alta que a diversidade biológica. Considerando que só faltam 4 anos para atingir as metas de 2010, só nos resta esperar que a COP9 2008, que acontecerá na Alemanha, traga mais resultados – Roteiros & Passeios / Brasil.