ecotourism brazil ecoturismo brasil ökotourismus brasilien

Brasil

Ecoturismo

ecoturismo
Ecoturismo no Brasil / Trekking – Ecoturismo é uma forma natural de viajar definida pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES) como "viagem responsável a áreas naturais que conserva o meio ambiente e sustenta o bem estar das pessoas locais".

Esta definição tem sido amplamente aceitada, mas não serve como uma definição funcional para recolher estatísticas. Não existe iniciativa global para o recolhimento de dados do ecoturismo. O ecoturismo deve ser considerado um segmento especializado do amplo mercado de turismo natural.

Reconhecendo a importância do ecoturismo, as Nações Unidas designaram o ano de 2002 como o Ano Internacional do Ecoturismo. Em maio deste ano o Encontro Mundial de Ecoturismo em Quebec, Canadá, organizado pela Organização Mundial de Turismo (WTO) em parceria com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP)resultou na Declaração de Ecoturismo de Quebec, contendo 49 diretrizes específicas para o desenvolvimento e gerência de ecoturismo sustentável.

De acordo com a Declaração de Ecoturismo de Quebec, a Brazil Adventure International aplica os seguintes princípios de ecoturismo sustentável para seus passeios:

       - contribui ativamente para a conservação da biodiversidade, unidades de conservação e
         locais de Patrimônio Mundial;

       - inclui comunidades locais e indigenas em suas operações, visando contribuir para
         o bem estar das mesmas;

       - interpreta para o visitante os patrimônios naturais e culturais do destino;

       - foca os viajantes individuais e passeios para pequenos grupos.