guaraqueçaba brazil travel tours guaraqueçaba brasil excursiones tours guaraqueçaba brasilien reisen urlaub

Brasil Ecoturismo

Guaraqueçaba

guaraqueçaba
Mata Atlântica / Passeios Ecológicos – Guaraqueçaba (Estado do Paraná) é a entrada principal para o Parque Nacional de Superagüi e se localiza a170 km ao nordeste de Curitiba na APA do mesmo nome.

As primeiras informações da região de Guaraqueçaba, que em tupi-guarani significa pouso do Guará, ave vermelha que deu o nome à cidade , proviam de 1630 quando Gabriel de Lara, fundador da capitania de Paranaguá, descobríu uma rica mina de ouro nas encostas da Serra Negra, atraindo um grande número de mineiros e aventureiros. No início da decada de 1770, foi a vez dos missionários da casa de Missões de Cananéia, que fundaram um estabelecimento agrícola e religioso em Superagüi com o objetivo de catequizar os índios Carijó.

A primeira semente da cidade de Guaraqueçaba foi lançada com a finalização da capela de Bom Jesus dos Perdões de Guaraqueçaba no pé do morro do Quitumbê. Atrais da capela sobe uma pequena trilha ao topo do morro com um visual deslumbranteda baía de Guaraqueçaba. Muitas personalidades do Brasil e do exterior visitaram ou viveram na região de Guaraqueçaba e foram seduzidas pela exuberância da sua natureza e dos ecossistemas locais.

Além do famoso aventureiro alemão Hans Staden, destaca-se o pintor e linguista Julius Platzmann que viveu entre 1858 e 1864 na Ilha Pinheiro e ao voltar á sua terra natal, reeditou obras sobre a gramática e a língua dos índios brasileiros organizando pessoalmente um diconário tupi-alemão.

Guaraqueçaba viveu seus anos dourados entre meados do século passado e início deste. Sua economía girava em torno da produção de banana e arroz, da pesca e da exploraçao de madeira. Chegou a apresentar várias das características das cidades grandes da época: dois jornais, “O Paraná” (1900) e “A Reaçao” (1917), clube de tiro, eleição de miss, clube literário e musical e telégrafo.

O desenvolvimento de Guaraqueçaba foi lento. A rede de energía elétrica, por exemplo, somente chegou à cidade em 1980. Até entao, a luz era garantida por geradores, apenas até as dez horas da noite. Graças a Copel – Companhia Paranaense de Energía Elétrica, hoje a maioría das comunidades nas ilhas tem acesso á energía solar. Infelizmente a manutenção dos aparelhos virou dificil devido a falta de peças para reposicão.

Uma das principais tentativas de recuperar economicamente a região foi o traçado da estrada Antonina-Guaraqueçaba (ou rodovia estadual PR-404), cuja obra começou em 1951, com o objetivo de ser um trecho da BR-101, a super-rodovía costeira entre São Paulo e Curitiba, mais foi interrompida. Demoraram 21 anos para a inauguração dos 100 km da estrada, 20 asfaltados e 80 km em terra batida. – Roteiros de Ecoturismo / Brasil .

Veja também: São Paulo - Curitiba (passeio com guia)
                        São Paulo - Curitiba (mapas em CD - Rom)