biodiversity hotspots brazil travel tours ecotourism hotspots biodiversidad brasil ecoturismo hotspots biodiversität brasilien ökotourismus

Ecoturismo no Brasil

Hotspots de Biodiversidade

hotspots biodiversidade
Turismo de Aventura / Trekking – Os lugares de grande riqueza biológica e mais ameaçados da Terra, os chamados hotspots de biodiversidade, são áreas com alto grau de endemismo, abrigando muitas espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar. No mundo inteiro, a Conservation International identificou 34 hotspots, onde 75 por cento dos mamíferos, aves e anfíbios mais ameaçados do planeta, sobrevivem dentro de um habitat cobrindo apenas 2.3 porcento da face da Terra.

Dos seis biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado fazem parte destes hotspots e são altamente recomendáveis para a prática do ecoturismo. Com mais de 20.000 plantas (8.000 endêmicas) e 2.300 animais (725 endêmicas), a Mata Atlântica se encontra nos primeiros 5 hotspots de biodiversidade, no mundo.

A densidade de biodiversidade neste bioma é particularmente impressionante. Um biomapa da Universidade de Bonn de 1999, indica a ocorrência de mais que 5.000 plantas vasculares, em uma área de 10.000 km2 das florestas tropicais no Sudeste do Brasil. Segundo a UNEP - WCMC, mais que 450 espécies de plantas lenhosas podem ser encontrados em só um hectare de Mata Atlântica nas chamadas Reseras do Sudeste – Mata Atlântica / Passeios Ecológicos.