


Brasil Turismo
Itacaré

Os índios Pataxós que hoje em dia ainda se encontra no Parque Nacional do Monte Pascoal, foram os primeiros habitantes do atual Itacaré. No início do século 18, os jesuítas ergueram a igreja de São Miguel, ainda em pé. O povoado recebeu o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas e foi elevado a categoria de município em 1732.
Só foi nomeada Itacaré em 1931, o que em tupi - guarani significa "pedra redonda". No século 17, o rio das Contas, que nasce em Minas Gerais, servíu como vía fluvial para o transporte de ouro e pedras preciosas. Do porto de Itacaré que se encontra na foz deste rio, partiram as embarcações para Europa.
No século 18 / 19, similar a Ilhéus, Itacaré virou um centro da produção de cacau, no sul da Bahia. Após da crise cacaueira, causada pelo fungo Vassoura da Bruxa, a economia itacareense caiú em declínio, sobrevivendo hoje em dia do turismo e principalmente do ecoturismo. Diferente de gran parte do litoral baiano, onde dominam as praias com florestas de coqueiros, o sul de Itacaré ainda preserva uma gran fatía de Mata Atlântica – Passeios Ecológicos / Brasil.
Veja também: Tour Porto Seguro - Salvador