


Ecoturismo no Brasil
Juréia - Itatins

A estação ecológica constitui o núcleo de um mosaico, composto por 6 áreas protegidas com planos de manejo diferentes, numa tentativa do estado de estabelecer um equilibrio entre as necesidades biológicas e sócio - culturais. Cerca de 120 famílias caiçaras e algumas famílias de índios Tupiniquim moram até hoje dentro dos limites da estação.
Juréia e Itatins são os nomes indígenos de dois maciços adjacentes pré - cambrianos da cadeia montanhosa Serra do Mar no limite norte do Complexo Lagamar no Baixo Vale do Ribeira (veja evolução geológica). São separados um do outro pela planície de inundação do rio Una do Prelado (ou Comprido), que se compõem de dunas, lagunas, brejos, manguezais, restingas e floresta de planície. Seus picos, que no caso do Itatins, chegam a 1.240 m (Morro das Três Pontas) e no caso da Juréia a 840 m de altura, estão cobertas com densa floresta tropical submontana e montana.
De especial interés de ecoturismo são a barra do rio Una, a chamada "Trilha do Imperador" (veja história), as cachoeiras do Paraíso e do Guilhermo e a trilha de mountain bike Despraiado – Ecoturismo no Brasil / Trekking.
Veja também: Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos