


Ecoturismo no Brasil
Paraty

Algumas das trilhas históricas foram instalados antes da conquista portuguesa pelos índios Tamoio e utilizadas durante o século 17, para o transporte de ouro e diamantes, vindo das minas em Ouro Preto e Diamantina e mais tarde para o transporte de café, vindo do Vale do Paraíba.
Durante o ciclo do ouro, Paraty se desenvolveu a um dos portos principais para o embarque do ouro para a Europa. A maioria das igrejas coloniais são deste tempo, assim como a fortaleza que foi construída como proteção contra ataques de piratas e de navios inimigos. O comércio floresceu, nas fazendas próximas da cidade cultivou-se a cana e os pequenos alambiques produziram a cachaça, até hoje o símbolo da cidade.
Com a construção de uma estrada desde as minas de ouro em Minas Gerais até Rio de Janeiro, a importância de Paraty caiu imediatamente, renascendo só no começo do século 19 com a exportação de café do Vale do Paraíba. Com a construção da ferrovia para o Rio de Janeiro, Paraty caiu pela segunda vez no esquecimento e apenas poucos habitantes permaneceram na cidade. Com a falta de demanda de modernizar os prédios, Paraty virou um museu a céu aberto sendo declarado monumento nacional em 1966 – Mata Atlântica / Ecoturismo.
Veja também: Passeios & Tours / Clima / Fotos