paraty brazil travel tours paraty brasil excursiones tours paraty brasilien reisen urlaub

Ecoturismo no Brasil

Paraty

Ecoturismo no Brasil / Trekking – A cidade colonial de Paraty (ou Parati) se tornou um pólo de ecoturismo no sul do Estado do Rio de Janeiro e um ponto de partida para muitos roteiros de trekking & mountain bike ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Serra do Mar, a peninsula de Juatinga e a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.

Algumas das trilhas históricas foram instalados antes da conquista portuguesa pelos índios Tamoio e utilizadas durante o século 17, para o transporte de ouro e diamantes, vindo das minas em Ouro Preto e Diamantina e mais tarde para o transporte de café, vindo do Vale do Paraíba.

Durante o ciclo do ouro, Paraty se desenvolveu a um dos portos principais para o embarque do ouro para a Europa. A maioria das igrejas coloniais são deste tempo, assim como a fortaleza que foi construída como proteção contra ataques de piratas e de navios inimigos. O comércio floresceu, nas fazendas próximas da cidade cultivou-se a cana e os pequenos alambiques produziram a cachaça, até hoje o símbolo da cidade.

Com a construção de uma estrada desde as minas de ouro em Minas Gerais até Rio de Janeiro, a importância de Paraty caiu imediatamente, renascendo só no começo do século 19 com a exportação de café do Vale do Paraíba. Com a construção da ferrovia para o Rio de Janeiro, Paraty caiu pela segunda vez no esquecimento e apenas poucos habitantes permaneceram na cidade. Com a falta de demanda de modernizar os prédios, Paraty virou um museu a céu aberto sendo declarado monumento nacional em 1966 – Passeios & Tours / Brasil.

Veja também: Passeios & Tours / Clima / Fotos