porto seguro brazil travel tours porto seguro brasil excursiones tours porto seguro brasilien reisen urlaub

Turismo no Brasil

Porto Seguro

Ecoturismo no Brasil / Trekking – Porto Seguro é considerado o destino de ecoturismo principal da chamada Costa do Descobrimento, 700 km ao sul do Salvador. A cidade deve seu nome à carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, que no dia 24 de março de 1500, em busca de um porto seguro, ancorou no sul da Baía Cabrália, 12 km ao norte da atual cidade de Porto Seguro.

Em 1532, quando o litoral brasileiro já era constantemente saqueado por corsários em busca de pau-brasil e notícias circulavam sobre a descoberta de metais preciosos na América espanhola, Portugal decidiu de promover a ocupação do seu território através do sistema de capitanias hereditárias.

A Capitania de Porto Seguro, cujos domínios se estendiam da margem direita do rio Jequitinhonha à margem esquerda do rio Doce, foi concedida a Pero Campos de Tourinho, nobre português de Viana do Castelo. Em 1534, Tourinho ordena a fundação da vila de Nossa Senhora da Pena, onde hoje está a cidade alta de Porto Seguro.

Com a criação da capitania, a economia se diversificou. A vila tornou-se uma base, a partir da qual se organizavam expedições para o interior do país em busca de pedras e metais preciosos. Além disso, engenhos de açúcar se instalam na região. No entanto, o povoado continuava ser atacado pelos índios Aimoré. Esta situação instável era comum à maioria das capitanias e só melhorou em 1549, quando Portugal decidiu de instalar um governo geral em Porto Seguro, junto com mais tropas para defender a costa.

O centro histórico de Porto Seguro com as três igrejas Nossa Senhora da Misericórdia (1530), Nossa Senhora do Rosário (1534) e Nossa Senhora da Penha (1718), a prisão antiga e o monumento que marca o desembarque de Gonçalo Coelho foi declarado Patrimônio Nacional em 1976 – Roteiros & Passeios / Brasil.

Veja também: Tour Porto Seguro - Salvador / Clima