


Turismo no Brasil
Porto Seguro

Em 1532, quando o litoral brasileiro já era constantemente saqueado por corsários em busca de pau-brasil e notícias circulavam sobre a descoberta de metais preciosos na América espanhola, Portugal decidiu de promover a ocupação do seu território através do sistema de capitanias hereditárias.
A Capitania de Porto Seguro, cujos domínios se estendiam da margem direita do rio Jequitinhonha à margem esquerda do rio Doce, foi concedida a Pero Campos de Tourinho, nobre português de Viana do Castelo. Em 1534, Tourinho ordena a fundação da vila de Nossa Senhora da Pena, onde hoje está a cidade alta de Porto Seguro.
Com a criação da capitania, a economia se diversificou. A vila tornou-se uma base, a partir da qual se organizavam expedições para o interior do país em busca de pedras e metais preciosos. Além disso, engenhos de açúcar se instalam na região. No entanto, o povoado continuava ser atacado pelos índios Aimoré. Esta situação instável era comum à maioria das capitanias e só melhorou em 1549, quando Portugal decidiu de instalar um governo geral em Porto Seguro, junto com mais tropas para defender a costa.
O centro histórico de Porto Seguro com as três igrejas Nossa Senhora da Misericórdia (1530), Nossa Senhora do Rosário (1534) e Nossa Senhora da Penha (1718), a prisão antiga e o monumento que marca o desembarque de Gonçalo Coelho foi declarado Patrimônio Nacional em 1976 – Brasil Tours / Mountain Bike.
Veja também: Tour Porto Seguro - Salvador / Clima