


Brasil Turismo
São Paulo

O Trópico de Capricórnio (22,5°S), ao norte da cidade, divide o Brasil em uma zona climática tropical e subtropical. A bacia de São Paulo que se localiza a 760 m acima do nível do mar é circundada por várias unidades de conservação, como por exemplo o Parque Estadual da Cantareira. Juntos formam a chamada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.
A história de São Paulo oficialmente começou no 25 de janeiro de 1554, quando um grupo de jesuítas celebraram a primeira missa no lugar do atual Pátio do Colégio, no centro histórico (veja também origem e fundação de São Paulo). No calendário dos santos da igreja católica, o dia 25 de janeiro é o dia da festa da conversão do Saulo, perseguidor de cristãos, em apóstolo Paulo.
Até 300 anos após da sua fundação, São Paulo contava com apenas 15.000 habitantes, principalmente conquistadores portugueses e escravos africanos. Após a abolição da escravatura no final do século 19, este número aumentou para 240.000, em função da imigração européia, asiática e árabe. Somente durante os últimos 100 anos, a população de São Paulo explodiu para 11 milhões de pessoas (19 milhões em Grande São Paulo) tornando-se a maior metrópole no hemisfério sul.
São Paulo, hoje é considerada a Nova Yorque da América Latina. Em nenhum outro lugar encontram-se mais grupos étnicos independentes do que aqui. O bairro japonês Liberdade, onde as placas das ruas são escritas em japonês, a pequena Itália Bela Vista (Bixiga) e o Bazar no Bom Retiro, onde judeus, islâmicos e comerciantes cristão moram lado a lado em paz, como se nunca tivesse existido crise no Oriente Médio, são exemplos destas comunidades independentes.
Pode-se discutir se São Paulo é bonito ou não. De qualquer forma, é internacional em cores, cheiros e mais de 30 línguas. Provavelmente essa seja a razão, pela qual 80% dos paulistanos o amam, seu Sampa – Brasil Tours / São Paulo.
Veja também: mapa, aeroportos, transporte, hotéis, pontos turísticos, gastronomía, compras, clima, city tours,
fotos.