serra de paranapiacaba brazil travel tours serra de paranapiacaba brasil viajes excursiones tours serra de paranapiacaba brasilien reisen urlaub

Brasil Ecoturismo

Serra de Paranapiacaba

Mata Atlântica / Ecoturismo – Serra de Paranapiacaba, que em Tupi significa "montanha que detém om mar", é o nome local dado a uma porção da Serra do Mar, no sudeste do Estado de São Paulo, próximo a fronteira com o Estado do Paraná. Ela se insere entre as bacías hidrográficas do rio Paranapanema ao norte e Ribeira do Iguape ao sul (veja mapa).

O Continuum Ecológico de Paranapiacaba que faz parte do Sítio do Patrimônio Mundial Reservas do Sudeste, compreende os parques estaduais de Petar, Intervales e Carlos Botelho. Com uma área de aproximadamente 120.000 ha representa o maior conjunto de Mata Atlântica no Brasil.

Geologicamente, a Serra de Paranapiacaba se localiza no terreno Apiaí, na parte sul da faixa Ribeira (Província Mantiqueira). Este antigo fragmento do supercontinente Rodínia é composto de rochas sedimentares do chamado supergrupo Açungui, que durante o evento Brasiliano / Pan - Africano foram intrudidas por três enormes granitos neoproterozóicos (Cunhaporanga, Três Córregos e Agudos Grandes).

De interés particular é o chamada subgrupo Lajeado, que se compõem de rochas carbonáticas, principalmente do calcário. Provávelmente se formaram ha mais de um bilhão de anos por deposição de material orgánico (biodetritos) de pequenos microorganismos no fundo de um oceano pré - cambriano que provávelmente se fechou durante a fusão do supercontinente Gondwana.

O contato de ácido carbônico (água de chuva enriquecido com dióxido de carbono do ar) con el calcário transformou grande parte da Serra de Paranapiacaba em uma paisagem cárstica impressionante com inúmeras cavernas, rios subterrâneos e abismos. Petar e Intervales integram a Província Espeleológica da região.

Atualmente, as opções ecoturisticas da Serra de Paranapiacaba se limitam as trilhas em torno das sedes de cada parque. Existe um estudo sobre a possibilidade de uma trilha de 240 km (Trilha do Continuum) que interligaría os três parques. A finalização deste projeto não é fácil, entre outros devido ao conflito com grupos armados que, devido a falta de alternativas de renda, continúam cortando palmito dentro dos limites dos parques – Passeios Ecológicos / Brasil.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Clima / Fotos