Brazil mata atlântica soil Soils Brasil mata atlântica suelo Suelos Brasilien mata atlântica boden Böden

Mata Atlântica

Solo

Solos solo mata atlântica
Turismo de Aventura / Trekking – O tipo de solo é um fator importante que determina a flora (e fauna relacionada) dos diferentes ecossistemas do bioma Mata Atlântica.

Os protótipos das cadeias montanhosas subparalelas atuais Serra do Mar / Mantiqueira surgiram há 80 milhões de anos, durante o Neocretáceo. Desde aqueles tempos, processos erosivos causados pelo vento, a água e fortes oscilações climáticas resultaram numa lenta alteração e dissipação das suas rochas e grandes quantidades de sedimentos terrestres foram depositados ao longo das suas magníficas escarpas e (ante tudo) nos pês dos morros e montanhas.

Durante milhões de anos, a natureza se adaptou de acordo com as diferentes qualidades de solos em diferentes altitudes, formando diferentes tipos de vegetação, como Campos de Altitude ou Floresta Tropical Nebular, Montana, Submontana e de Planície.

Diferente da sedimentação terrestre, os solos da planície costeira foram formados por sedimentação marinha, fluvial e fluvio-marinha de tiempos geológicos recentes (Cenozóico), que deu origem a formações pioneiras como restinga, caxetais / (caixetais) e manguezais – Passeios Ecológicos / Brasil.