visconde de mauá brazil travel tours visconde de mauá brasil excursiones tours visconde de mauá brasilien reisen urlaub

Brasil Ecoturismo

Visconde de Mauá

Mata Atlântica / Caminhadas Ecológicas – Visconde de Mauá é um charmoso vilarejo de antiga colonização européia que se localiza na Serra da Mantiqueira e faz divisa com o Parque Nacional do Itatiaia. O Rio Preto, que banha a Região, forma exuberantes cachoeiras e grandes poços, separando os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Visconde de Mauá é considerado um santuário ecológico com nascentes de águas cristalinas, cachoeiras fantásticas e paisagems deslumbrantes.

Percorrer a região de Visconde de Mauá é também viajar pela história do Brasil. Originalmente foi habitado pelos índios Puris, que deram nome à Mantiqueira, "lugar onde nascem as águas".

Por volta de 1870 Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Visconde de Mauá e na época um dos homens mais poderosos do Brasil, teve concessão para explorar carvão vegetal na Serra da Mantiqueira. No ano de 1889 seu filho conseguiu permissão para instalar um Núcleo Colonial de Visconde de Mauá. O governo ficou responsável pela introdução e transporte dos colonos, comprometendo-se a indenizar o proprietário pelos gastos feitos na instalação e sustento provisório dos imigrantes.

Em 1907 o governo começou uma campanha na Europa para atrair capital e mão de obra para o Brasil. Como o clima e as condições agrículas da região de Visconde, erradamente foram considerados semelhante às condições da Europa, chegavam a partir de 1908 os primeiros imigrantes, oriundos da Suíça. Depois chegaram os alemães e austríacos e mais tarde os portugueses, espanhóis, italianos, poloneses, húngaros e até russos, todos para cultivar hortaliças e grãos. O governo fornecia casa de 2 quartos e sala, ferramentas agrículas e um auxílio financeiro de 6 meses a 1 ano. A sede do núcleo era na atual Vila de Visconde de Mauá.

Devido a uma série de fatores, como clima tropical, solo ácido, falta de acompanhamento técnico, cultivo de produtos agrículas europeus e tempos de transporte extensos entre 12 a 48 horas no carro de bois, este projeto de colonização agrícola fracassou. Conta-se que em alguns meses, o único alimento era o pinhão, semente da Araucária, uma árvore natural predominante da região. Em conseqüência o governo acabou permitindo a comecialização das terras, vendidas a fazendeiros mineiros, que se dedicaram à produção de leite e seus derivados.

Os poucos imigrantes que permaneceram em Visconde de Mauá deram início à atividade turística, alugando quartos em suas residências. Nos primeiros tempos, os hóspedes do Rio de Janeiro ou de São Paulo desembarcavam do trem em Resende e subiam a serra a cavalo ou em lombo de burros. Hoje em día, Visconde de Mauá virou um dos destinos mais procurados de ecoturismo no interior do Estado do Rio de Janeiro, com muitas oportunidades de caminatas ecológicas / trekking e passeios de mountain bike – Brasil Tours / Mountain Bike.

Veja também: trilhas / passeios & roteiros ecológicos