Rainforest Climate mata atlântica Brazil Clima Selva Atlántica mata Brasil Klima Regenwald mata atlântica brasilien

Mata Atlântica

Clima

clima mata atlântica
Turismo de Aventura / Trekking – Além do ângulo de incidência da radiação solar definido pela latitude (veja zona climática), o clima da Mata Atlântica é influenciado pelas massas de ar úmidas vindo do Oceano Atlântico.

Por evaporação continua, as águas do mar, transformados em massa de umidade, são transportados pelos ventos para os paredões da Serra do Mar, sendo obrigados a se elevar. Nas partes altas das montanhas, a umidade se condensa sob a forma de neblina ou de chuvas, responsáveis pelo caráter úmido da região.

As temperaturas e as precipitações varíam com a altitude, diminuindo aproximadamente 0,6° C e aumentando cerca de 200 mm a cada 100 m.

A temperatura anual média na costa é de 22° C, diminuindo a 11° C em 2.000 metros e chegando a valores negativos no pico das Agulhas Negras (Itatiaia) com 2.800 m de altura. As precipitações anuais médias no nível do mar são de 1.600 mm com dois extremos, de 2.500 mm em Ubatuba e 1.200 mm em Rio de Janeiro. Aumenta para 2.600 e 3.600 mm na faixa montana e alto - montana.

De um modo geral, o periodo mais frío e seco va de maio a agosto (inverno), o que traz certas vantagems para atividades outdoor como trekking ou mountain bike. Por outro lado, a natureza, em termos de intensidade de cores ou voluminosidade dos rios e das cachoeiras é mais espressiva no periodo mais quente e chuvoso, de novembro a março (verão) – Mata Atlântica / Caminhadas Ecológicas .

Veja também: Climogramas