


Mata Atlântica
Clima


Por evaporação continua, as águas do mar, transformados em massa de umidade, são transportados pelos ventos para os paredões da Serra do Mar, sendo obrigados a se elevar. Nas partes altas das montanhas, a umidade se condensa sob a forma de neblina ou de chuvas, responsáveis pelo caráter úmido da região.
As temperaturas e as precipitações varíam com a altitude, diminuindo aproximadamente 0,6° C e aumentando cerca de 200 mm a cada 100 m.
A temperatura anual média na costa é de 22° C, diminuindo a 11° C em 2.000 metros e chegando a valores negativos no pico das Agulhas Negras (Itatiaia) com 2.800 m de altura. As precipitações anuais médias no nível do mar são de 1.600 mm com dois extremos, de 2.500 mm em Ubatuba e 1.200 mm em Rio de Janeiro. Aumenta para 2.600 e 3.600 mm na faixa montana e alto - montana.
De um modo geral, o periodo mais frío e seco va de maio a agosto (inverno), o que traz certas vantagems para atividades outdoor como trekking ou mountain bike. Por outro lado, a natureza, em termos de intensidade de cores ou voluminosidade dos rios e das cachoeiras é mais espressiva no periodo mais quente e chuvoso, de novembro a março (verão) – Passeios & Tours / Brasil.
Veja também: Climogramas