ecosystems amazon rainforest brazil ecosistemas amazonia selva brasil ökosysteme amazonas regenwald brasilien

Amazônia

Ecossistemas

Amazônia / Roteiros & Tours – Em princípio, o bioma Amazônia distingue dois tipos de ecossistemas: ecossistemas aquáticos, representando aproximadamente 5% da superfície do bioma e ecossistemas terrestres (95%).

Ecossistemas Aquáticos

Os ecossistemas aquáticos se dividem em áreas periodicamente inundadas (Várzeas) e permanentemente inundadas (Igapós). São áreas planas de formação fluvial - sedimentar que margeiam os rios. Sua vegetação é denominada Floresta Ombrófila Densa aluvial. A pesar de solos relativamente férteis, devido a falta de capacidade de adaptação da vegetação ao regime de inundação, a flora - diversidade deste ecossistema e baixa. Gama / de Souza / Martins registraram 181 espécies arbóreas em florestas de Várzea no Estado do Pará.

Ecossistemas Terrestres

Os ecossistemas terrestres, como a Terra Firme ocupam a maioria do território Amazônico. São florestas que nunca se inundam, ocupando tanto as terras baixas da Bacia Amazônica (acima de 50 m) como também as escarpas e planícies submontanas dos planaltos. Este ecossistema da Amazônia tem inúmeras adaptações à pobreza em nutrientes. As árvores que a compõe são capazes de se abastecer com nitratos através de bactérias fixadoras de nitrogênio, que estão ligadas a suas raízes. Conseqüentemente, sua flora - diversidade é alta. Gama / de Souza / Martins registraram 1.192 espécies arbóreas em florestas de Terra Firme no Estado do Pará – Passeios & Tours / Amazônia.