


Destinos de Ecoturismo
Campos do Jordão

No extremo oeste da cordilheira da Serra da Mantiqueira, o parque protege a flora e fauna do Planalto de Campos do Jordão, que durante a epirogênese cenozóica, há cerca de 50 milhões de anos, se elevou por cerca de 2.000 m ao lado norte da bacia de Taubaté no alto Vale do Paraíba.
Além de vários nascentes e afluentes do Rio Sapucaí Guaçu que desemboca na Bacia do Paraná, o Horto Florestal de Campos do Jordão protege principalmente os últimos remanescentes de araucárias, árvore característica do ecossistema Floresta Tropical Mista, que nas regiões mais altas se converte em Campos de Altitude. Foram registrados cerca de 180 espécies de aves, entre outros o ameaçado Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).
De principal interés geológico e ecoturístico nos arredores do parque são os Inselberge neoproterozóicos do complexo Baú (Ana Chata, Pedra do Baú e Bauzinho), a bacia sedimentar Pico do Itapeva no limite sul do planalto, o vizinho Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão e a charmosa cidade de Campos do Jordão, considerada de alguns como a "Suíça brasileira" – Roteiros & Passeios / Brasil .
Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos
Data da Criação:
27/03/1941Localização:
S 22º 41’ / W 45º 27’Área Total:
8.386 haAltitude:
1.500 - 1.900 mClima:
CfbBioma:
Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)Ecossistemas:
Floresta Tropical / Estacional / Campos de AltitudeFaixas Altitudinais:
Montana / AltomontanaPicos:
Pedra do Baú (1.905 m),Pico do Itapeva (1.950 m)Pico do Diamante (1.870 m), Pedra Grande (1.780 m)