campos do jordão brazil travel tours campos do jordão brasil viajes turismo ecoturismo campos do jordão brasilien reisen reise

Destinos de Ecoturismo

Campos do Jordão

Passeios & Tours / São Paulo – O Parque Estadual de Campos do Jordão é uma unidade de conservação de proteção integral da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado de São Paulo. O parque se localiza perto da fronteira do estado de Minas Gerais a aproximadamente 190 km da capital paulista (veja mapa).

No extremo oeste da cordilheira da Serra da Mantiqueira, o parque protege a flora e fauna do Planalto de Campos do Jordão, que durante a epirogênese cenozóica, há cerca de 50 milhões de anos, se elevou por cerca de 2.000 m ao lado norte da bacia de Taubaté no alto Vale do Paraíba.

Além de vários nascentes e afluentes do Rio Sapucaí Guaçu que desemboca na Bacia do Paraná, o Horto Florestal de Campos do Jordão protege principalmente os últimos remanescentes de araucárias, árvore característica do ecossistema Floresta Tropical Mista, que nas regiões mais altas se converte em Campos de Altitude. Foram registrados cerca de 180 espécies de aves, entre outros o ameaçado Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).

De principal interés geológico e ecoturístico nos arredores do parque são os Inselberge neoproterozóicos do complexo Baú (Ana Chata, Pedra do Baú e Bauzinho), a bacia sedimentar Pico do Itapeva no limite sul do planalto, o vizinho Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão e a charmosa cidade de Campos do Jordão, considerada de alguns como a "Suíça brasileira" – Turismo de Aventura / Trekking .

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos

Data da Criação:

 27/03/1941

Localização:

 S 22º 41’ /  W 45º 27’

Área Total:

 8.386 ha

Altitude:

 1.500 - 1.900 m

Clima:

 Cfb

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas:

  Floresta Tropical / Estacional / Campos de Altitude

Faixas Altitudinais:

  Montana / Altomontana

Picos:

 Pedra do Baú (1.905 m),Pico do Itapeva (1.950 m)
             Pico do Diamante (1.870 m), Pedra Grande (1.780 m)