carlos botelho state park  brazil travel tours carlos botelho parque estatal brasil viajes turismo ecoturismo carlos botelho brasilien reisen reise

Destinos de Ecoturismo

Carlos Botelho

Roteiros de Ecoturismo / Brasil – O Parque Estadual de Carlos Botelho é uma unidade de conservação de proteção integral do Sítio do Patrimônio Mundial Reservas do Sudeste e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Localiza-se a 200 km ao sul da capital no Alto Vale do Ribeira (veja mapa).

Junto com Intervales e PETAR, Carlos Botelho forma parte do Continuum Ecológico de Paranapiacaba (veja mapa). No seu perímetro, mais de 220 espécies de aves foram registradas, entre outras populações significantes de jacutinga (Pipile jacutinga), jacu e macuco, aves que vivem principalmente da fruta do palmito juçara (Euterpe edulis).

O mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides) ou muriqui é considerado o maior primata das Américas. Com uma população total de 1.200 espécies vivendo no Brasil, aproximadamente 600 - 800 podem ser encontradas dentro dos limites do parque. Esta e outras espécies ameaçadas, como a onça pintada, são a evidência do alto grau de preservação do Parque Estadual Carlos Botelho – Mata Atlântica / Passeios Ecológicos.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima

Data da Criação:

 10/09/1982

Localização:

 S 24º 03’ /  W 47º 49’

Área Total:

 37.644 ha

Altitude:

 50 - 975 m

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas / Vegetação:

  Floresta Tropical / Estacional

Faixas Altitudinais:

  Aluvial / Planície / Submontana / Montana

Clima:

 Cfa