intervales state park brazil travel tours intervales parque estatal brasil viajes turismo ecoturismo intervales brasilien reisen reise

Destinos de Ecoturismo

Parque Estadual de Intervales

Ecoturismo no Brasil / Trekking – O Parque Estadual de Intervales é uma unidade de conservação de proteção integral do Sítio do Patrimônio Mundial Reservas do Sudeste e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado de São Paulo. O parque se localiza a 270 km ao sudoeste da capital, na Serra de Paranapiacaba / Alto Vale do Ribeira (veja mapa).

Intervales, que antigamente era uma fazenda de exploração de palmito juçara (veja história) está inserido entre os parques estaduais de Carlos Botelho, no nordeste e PETAR, no sudoeste. O acesso ao parque está sendo controlado pela sede em Ribeirão Grande e por 6 bases ativas (4 já foram queimadas) (veja zoneamento).

Segundo o plano de manejo, de todas as espécies já identificadas na Mata Atlântica, 15% dos anfíbios (101), 19% dos répteis (44), 36% das aves (376) e 34% dos mamíferos (121), ocorrem no Parque Estadual de Intervales. A principal ameaça para esta fauna diversidade são a extração ilegal de palmito, a caça e a mineração.

Do ponto de vista sócio-cultural, no entorno do Parque Estadual de Intervales vivem várias comunidades remanescentes de escravos africanos (quilombolas) e populações de pequenos agricultores (camponeses/ribeirinhos). Na aldeia indígena guarani (Peguao-Ty), perto da base Quilombo, vivem 20 famílias com 90 pessoas.

O grande atrativo ecoturístico de Intervales, que se insere à Província Espeleológica do estado, é sua paisagem cárstica, com altitudes variáveis entre 650 e 1.000 metros. A lente calcária que abrange aproximadamente 6% da área no nordoeste do parque, integra 85 cavernas, entre elas a Gruta dos Paiva que têm 3.700 m de desenvolvimento e encontra-se entre os 50 maiores cavernas do Brasil.

Atualmente, a visita do parque se restringe as trilhas em torno da sede. Futuramente, outras trilhas para cachoeiras e mirantes em torno das bases no leste do parque (Quilombo, Saibadela e Guapiruvu), estarão abertas para a visitação – Roteiros de Ecoturismo / Brasil.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos

Data da Criação:

 08/06/1995

Localização:

 S 24º 03’ /  W 46º 49’

Área Total:

 41.704 ha

Altitude:

 40 - 1.089 m

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas / Vegetação:

  Floresta Tropical / Estacional

Faixas Altitudinais:

  Aluvial / Planície / Submontana / Montana

Clima:

 Cfa