


Destinos de Ecoturismo
PETAR

Como Intervales e Carlos Botelho, PETAR faz parte do Continuum Ecológico de Paranapiacaba, o maior conjunto de Mata Atlântica no país. Integra a Província Espeleológica da região, com uma das maiores concentrações de cavernas cársticas no planeta. Só no PETAR, mais de 200 cavernas foram registradas.
PETAR está situado no lado esquerdo da cabeceira do Rio Ribeira de Iguape, nas escarpas sudestinas da Serra da Paranapiacaba, com relevo montanhoso e diferenças de altitude de 700 m. O calcário em esta região fica em uma zona de transição entre o Planalto Atlántico (ou Guapiara) no noroeste do parque e a planície costeira no sul e sudeste. O parque é banhado pelos rios Betari, Iporanga e Pilões cujas nascentes estão localizadas na borda do Planalto Atlántico entre 900 - 1.100 m e que desaguam no Rio Ribeira entre 70 - 80 m.
Durante milhões de anos, as atividades da água no calcário permitiram a formação de cavernas, decoradas por inúmeros espeleotemas como estalactites, estalagmites, cortinas, perolas, etc. Uma das maiores atrações do PETAR é a caverna Casa de Pedras que possui o maior pórtico de entrada do mundo, com 215 metros de altura. O salão principal tem 350 metros de comprimento por 120 de largura e 70 de altura. Na caverna do Morro Preto foram encontrados vestígios de habitantes pré-históricos.
A Caverna da Água Suja tem um rio subterrâneo e recebe dois afluentes. A caverna do Couto atravessa a montanha e possui uma cachoeira em sua entrada, formada pelas águas de um rio que nasce no interior. A caverna da Lage Branca é a única do PETAR e uma das poucas do país que tem dunas de argila seca. A das Areias é a única do mundo em que vive o bagre cego, um peixe albino, sem olhos, que se orienta pelos longos bigodes que funcionam como radares. A Gruta das Pérolas tem o Abismo do Juvenal, o mais profundo do Brasil, com 252 metros e a Caverna dos Lagos Suspensos esconde sítios arqueológicos – Roteiros de Ecoturismo / Brasil.
Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos
Data da Criação:
19/05/1958Localização:
S 24º 25’ / W 48º 35’Área Total:
35.712 haAltitude:
50 - 975 mClima:
CfaBioma:
Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)Ecossistemas / Vegetação:
Floresta Tropical / EstacionalFaixas Altitudinais:
Aluvial / Planície / Submontana / MontanaCavernas:
Santana, Água Suja, Morro Preto, Couto, Lambari,Laje Branca, Ouro Grosso e do Diabo