serra da cantareira brazil travel tours serra da cantareira brasil viajes turismo ecoturismo serra da cantareira brasilien reisen reise

Destinos de Ecoturismo

Serra da Cantareira

Turismo de Aventura / Trekking – O Parque Estadual da Cantareira é uma unidade de conservação de proteção integral do Cinturão Verde da cidade de São Paulo e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Estado de São Paulo. Junto com o Parque Nacional da Tijuca em Rio de Janeiro é considerado a maior floresta urbana do mundo (veja mapa).

O parque cobre parte da Serra da Cantareira que é constituida por um enorme batólito de 320 km2. É o maior dos 6 granitos (Cantareira, São Roque, Itaqui, São Francisco, Sorocaba e Itu) que forma o chamado grupo São Roque. Estão ubicados ao longo da zona de cisalhamento Taxaquara na parte central do cinturáo Ribeira.

Estes granitos de tipo, calcio - alcalino e rapakivi intrudiram a crosta terrestre na fase syn - collisional (620 Ma) do ciclo neoproterozóico Brasiliano / Pan - Africano que resultou na formação de Gondwana Ocidental.

Distante apenas 20 minutos do centro da capital, protege as fontes e manaciais que abastecem toda a região norte de São Paulo com água potavel. O Parque Estadual Serra da Cantareira abriga também uma das maiores colônias de macacos bugio do Brasil. Da Pedra Grande no Núcleo Águas Claras se tem uma vista panorâmica espectacular de São Paulo e no Núcleo Engordador é possível visitar a histórica Casa da Bomba – Turismo de Aventura / Brasil.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos

Data da Criação:

 30/01/1963

Localização:

 S 23º 20’ /  W 46º 41’

Área Total:

 7.916 ha

Altitude:

 800 - 1.200 m

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas / Vegetação:

  Floresta Tropical / Estacional

Faixas Altitudinais:

  Montana / Altomontana

Clima:

 Cfa